História, perguntado por douglaslolll, 1 ano atrás

as eleições para presidente do Brasil em 1930 foi disputada entre Júlio Prestes e Getúlio Vargas Júlio Prestes venceu o pleito com 57% dos votos Mas quem tomou posse na presidência foi Getúlio Vargas como explicar essa aparente contradição ?

Soluções para a tarefa

Respondido por gorduchodavipem11o
5

Existia um mecanismo das elites de São Paulo e Minas Gerais se mantessem no poder da presidência da República. O nome deste mecanismo é a Política do Café com Leite, onde o café era representado por SP, e leite por MG. A política se baseava em alternar (por exemplo: um paulista comandava por 4 anos, e no próximo mandato teria de ser um mineiro, e assim por diante.)

Washington Luiz fora o presidente anteriormente à Júlio Prestes, e ambos eram da elite cafeeira, quebrando assim o "acordo" entre SP e MG. Minas Gerais sendo assim, não pôs um candidato mineiro para a disputa, pôs um gaúcho (Getúlio Vargas), e o vice era João Pessoa.

Júlio Prestes foi eleito, porém o vice de Getúlio Vargas (João Pessoa) foi assassinado por João Dantas. Getúlio Vargas recorreu à injustiça que fora feito com seu vice e deu o golpe, com apoio militar.

Então, concluo que o motivo para Getúlio Vargas assumir o governo, sem ser eleito, foi devido ao assassinato de seu vice-presidente, no qual ele usou de "desculpa" para dar um golpe de Estado.


Perguntas interessantes