As eleições no Brasil não constituem uma experiência recente. O exercício do voto nas terras do Brasil remonta ao Período Colonial, desde a implantação do sistema de Capitanias Hereditárias, com a criação das Câmaras Municipais, nas vilas oficialmente estabelecidas por Ordens Régias. As Câmaras Municipais [...] eram órgãos encarregados dos assuntos de natureza administrativa, política ou judiciária, cuja organização se dava por membros eleitos pela comunidade local. (CÁCERES, 1993, p. 39). De acordo com o texto e com base nos conhecimentos sobre eleições no Brasil desde 1532 — quando foi instalada a Câmara/Casa da Câmara em São Vicente — até os dias atuais, pode-se afirmar: (01) As eleições para a composição das Câmaras Municipais no Brasil Colonial, ao privilegiar o direito de voto e de eleições aos senhores de terras, aprofundavam as diferenças sociais entre senhores, brancos pobres, negros e índios. (02) A divulgação das eleições no Brasil Colonial, que ocorria nos centros urbanos do litoral, ficava sob a responsabilidade dos órgãos da imprensa, controlados pela Igreja.UFBA/2009 – CPL – 1ª Fase – C. Humanas – 13 (04) As eleições, no Brasil Monárquico, eram consideradas censitárias e indiretas, porque se baseavam no censo que classificava votantes, eleitores e elegíveis a partir de critérios de renda econômica e situação civil. (08) O cargo de Primeiro Ministro, no Brasil Monárquico, à semelhança do parlamentarismo inglês, era preenchido por eleição direta, na qual apenas os escravos eram excluídos do processo eleitoral. (16) A Comissão de Verificação dos Poderes — CVP —, ao expressar a vontade da maioria dos eleitores, na República Velha, garantiu o equilíbrio de poder entre os estados da federação brasileira. (32) A liberdade de imprensa oficialmente garantida pela Constituição Brasileira de 1988, ao lado do avanço tecnológico que impulsiona os meios de comunicação, permite a ampliação das práticas democráticas no país, apesar dos interesses políticos a que esses meios estão ligados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Olá, tudo bem?
A soma das assertivas corretas é 01+02+04+32=39.
A alternativa 08 está errada porque os escravos não podiam votar em nenhuma circunstância, não somente na votação para o cargo de Primeiro Ministro. O direito ao voto só foi universalizado (homens e mulheres, independente da renda) no ano de 1934, e ainda assim excluía analfabetos.
Já a alternativa 16 é falsa pois durante a República Velha, a criação da Comissão de Verificação de Poderes serviu somente aos interesses dos políticos já diplomados, pois impedia que os adversários tomassem posse, mesmo que eleitos.
Espero ter ajudado!
Respondido por
0
.................................................
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás