As duas teorias que explicam melhor a intervenção do Estado na economia, sua melhor forma de organização e os mecanismos de intervenção, são o liberalismo econômico de Adam Smith e a teoria keynesiana de John Maynard Keynes. Analise os enunciados abaixo: I – No liberalismo o papel do Estado deve se limitar a cumprir os contratos, garantir a propriedade privada, cuidar da saúde, segurança e educação, gastar pouco e cobrar menos impostos. II – No intervencionismo o Estado deve interferir na economia estimulando demanda, realizando investimentos, aumentando renda para que aumente o nível da atividade econômica e do emprego. III – Na crise de 1929 a teoria de Keynes e os supostos mecanismos auto reguladores do mercado não foram suficientes para manter a economia nos trilhos. IV – A privatização de empresas estatais como as de telefonia, empresa de energia, bancos, ocorrido à partir do Plano Real/94 é uma característica do Estado intervencionista. Escolha a correta
Soluções para a tarefa
Ciao, amigo(a)!
I – No liberalismo o papel do Estado deve se limitar a cumprir os contratos, garantir a propriedade privada, cuidar da saúde, segurança e educação, gastar pouco e cobrar menos impostos.
CORRETO. Para os liberalistas, a presença do Estado deve ser essencial para a prestação dos serviços públicos mais comuns, como saúde, educação e segurança. Ainda, eles reforçam que a presença do Estado na Economia deve ser mínima, visto que os próprios agentes econômicos (empresas e consumidores) são capazes de regular o mercado.
II – No intervencionismo o Estado deve interferir na economia estimulando demanda, realizando investimentos, aumentando renda para que aumente o nível da atividade econômica e do emprego.
CORRETO. O Brasil é um exemplo de Estado intervencionista no campo econômico. Como exemplo, podemos destacar o recolhimento compulsório (nos bancos comerciais) realizado pelo Banco Central do Brasil. Esse recolhimento tem o objetivo de controlar a oferta da moeda no país.
III – Na crise de 1929 a teoria de Keynes e os supostos mecanismos auto reguladores do mercado não foram suficientes para manter a economia nos trilhos.
ERRADO. Com base nos estudos sobre a crise mundial de 1929, podemos observar que muitos países refutavam a ideia de um Estado intervencionista.
IV – A privatização de empresas estatais como as de telefonia, empresa de energia, bancos, ocorrido à partir do Plano Real/94 é uma característica do Estado intervencionista.
ERRADO. Esta característica pertence ao Estado liberal. Na prática, o governo brasileiro privatizou as empresas estatais com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos e reduzir gastos (eficiência).
Gabarito:
"I, II".
Cuide-se bem!