Geografia, perguntado por v1ct0r40, 7 meses atrás

As duas superpotências estenderam e distorceram demais suas economias com uma corrida armamentista maciça e muito dispendiosa, mas o sistema capitalista mundial podia absorver os 3 trilhões de dólares de dívida – essencialmente para gastos militares – a que chegaram, na década de 1980, os EUA, até então o maior Estado credor do mundo. Não havia ninguém, interna ou externamente, para absorver a tensão equivalente dos gastos soviéticos, que, de qualquer modo, representavam uma proporção muito maior da produção soviética – talvez um quarto – que os 7% do titânico PIB americano destinado às despesas de guerra em meados da década de 1980. Os EUA, graças a uma combinação de sorte histórica e política, tinham visto seus dependentes transformarem-se em economias florescentes que superavam a sua própria. No fim da década de 1970, a Comunidade Europeia e o Japão juntos eram 60% maiores que a economia americana. Por outro lado, os aliados e dependentes dos soviéticos jamais andaram sobre os próprios pés. (...)

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 247.

Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, explique os fatores que contribuíram para o colapso do sistema socialista na URSS.

Soluções para a tarefa

Respondido por Descomplicador
2

Resposta:

- Direcionamento dos investimentos na indústria bélico-militar, deixando de desenvolver outros setores industriais;

- Forte pressão popular desejando melhorias nas condições precárias do país, que se tornaram cada vez mais fortes e insustentáveis para o governo.

Explicação:

Espero que tenha ajudado!

Respondido por alexnery1990
1

Direcionamento dos investimentos na indústria bélico-militar, deixando de desenvolver outros setores industriais;

- Forte pressão popular desejando melhorias nas condições precárias do país, que se tornaram cada vez mais fortes e insustentáveis para o governo.

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes