As duas grandes categorias que agrupam os tipos de reprodução existentes são: reprodução sexuada e reprodução assexuada. A reprodução é fundamental para a preservação e continuidade das espécies, pois através dela as informações genéticas dos organismos preexistentes são transmitidas aos organismos criados. Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa INCORRETA: *
A) Divisão binária: também conhecida como bipartição e cissiparidade, indivíduos dividem-se ao meio, dando origem a dois indivíduos de aproximadamente o mesmo tamanho. Esse processo pode ser observado, por exemplo, em protozoários e bactérias.
B) Divisão múltipla: a célula divide-se e origina três ou mais células-filhas. Inicialmente o núcleo sofre uma série de divisões, que são seguidas pela divisão do citoplasma. Esse tipo de reprodução pode ser observado, por exemplo, no protozoário causador da malária (gênero Plasmodium).
C) Partenogênese: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução pode ser observado em diferentes grupos, como esponjas e cnidários. Também pode ser observada quando cortamos uma planária em várias partes. Cada uma dessas partes é capaz de se regenerar e originar outras planárias. Vale salientar que a planária pode dividir seu corpo de maneira espontânea em um processo chamado de esquizogênese.
Soluções para a tarefa
Partenogênese: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução pode ser observado em diferentes grupos, como esponjas e cnidários. Também pode ser observada quando cortamos uma planária em várias partes. Cada uma dessas partes é capaz de se regenerar e originar outras planárias. Vale salientar que a planária pode dividir seu corpo de maneira espontânea em um processo chamado de esquizogênese.
A partir da análise da questão, nós podemos afirmar que em relação a reprodução assexuada, a alternativa incorreta é a letra ''C''.
- Mas por que o conceito de partogênese está errado ?
Porque a partogênese acontece com a formação de um indivíduo, sem que ocorra a fecundação dos gametas.
- Como assim ?
Por exemplo, vamos tomar como exemplo o que ocorre na espécie humana, nós produzimos 2 gametas, são eles :
- Espermatozoide (gameta masculino)
- Ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino)
É de conhecimento geral, que quando o gameta masculino fecunda o gameta feminino na espécie humana, há a geração de uma célula, essa célula é chamada de célula ovo ou zigoto, que a partir de sucessivas mitoses vai dar origem à um indivíduo recém formado.
- E o que ocorre na partogênese ?
Na partenogênese, que ocorre em alguns animais e plantas, vou citar como exemplo o que ocorre nas abelhas, nas abelhas, existem 3 classes de abelhas, são elas :
- Rainha
- Operária
- Zangão
Nessa espécie de animal, só a rainha vai produzir os óvulos, entretanto, na ausência de um gameta masculino como ocorre na fecundação da espécie humana, esse óvulo vai se desenvolver sozinho sem ser fecundado, e dar origem ao zangão, portanto, configura-se como um tipo de reprodução assexuada.
Bons estudos e espero ter ajudado