As doenças ocupacionais mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos, conhecidas pela sigla LER, ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que chamamos de DORT. Estas, englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite, que é a inflamação de tendão, e a tenossinovite, que é a inflamação da membrana que recobre os tendões. são responsáveis pela alteração das estruturas dos ossos e músculos, tendões, articulações e nervos. E, naturalmente, geram como consequência uma perda significativa na qualidade de vida dos indivíduos. Considerando o enunciado acima, relacione a primeira coluna com a segunda de acordo com cada uma das doenças: 1 – LER 2 – DORT (__) Os sintomas podem surgir de forma associada a um esforço ou trauma, e não exclusivamente como consequência direta do gesto repetitivo. (__) Termo que alcançou o senso comum, para falar daquelas lesões específicas, adquiridas na realização de movimentos repetitivos por várias horas, diariamente. (__) Elevar o braço para escrever na lousa, lesões no punho e braço pelo movimento constante de escrever são exemplos bem comuns de doenças que nascem destes esforços repetitivos diários. (__) Acidentes no ambiente de trabalho como ao separar uma briga, ou arrastar um móvel, que possa vir a gerar essa doença, enquadram-se como um fator de risco. Marque a alternativa correta: Escolha uma: a. 2, 1, 1, 2 b. 2, 1, 2, 1 c. 1, 1, 2, 2 d. 2, 2, 1, 1 e. 2, 2, 1, 2
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta é: 2,1,1,2
Explicação:
a. 2, 1, 1, 2
A LER (lesão por esforço repetitivo) afeta nervos, músculos, tendões e ligamentos. O termo DORT veio para substituir o termo LER por dois motivos:
- a maioria dos trabalhadores que apresentam sintomas no sistema musculoesquelético não tem evidência de lesão nas estruturas;
- além do esforço repetitivo, alguns outros tipos de sobrecargas (no trabalho) podem ser prejudiciais ao trabalhador.
Analisando:
( 2 ) Os sintomas podem surgir de forma associada a um esforço ou trauma, e não exclusivamente como consequência direta do gesto repetitivo.
( 1 ) Termo que alcançou o senso comum, para falar daquelas lesões específicas, adquiridas na realização de movimentos repetitivos por várias horas, diariamente.
( 1 ) Elevar o braço para escrever na lousa, lesões no punho e braço pelo movimento constante de escrever são exemplos bem comuns de doenças que nascem destes esforços repetitivos diários.
( 2 ) Acidentes no ambiente de trabalho como ao separar uma briga, ou arrastar um móvel, que possa vir a gerar essa doença, enquadram-se como um fator de risco.
Bons estudos!