As Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação e, mais especificamente, todos os objetos de conhecimento de seus eixos (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Letramento Digital e Pensamento Computacional) apresentam diversos conteúdos relacionados à Competência Geral 5 da BNCC, reiterada pelo Currículo Paulista.
No eixo Pensamento Computacional o objeto de conhecimento “Pensamento Científico” também guarda uma grande interação com a Competência Geral 2.
Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
- a. Verdadeiro
- b. Falsa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Essa afirmação é VERDADEIRA.
Explicação:
>> Competência Geral 2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
>> A competência geral nº 2, elencada na BNCC, “Pensamento científico, crítico e criativo”, reforça a importância da escola atuar de forma a contribuir com que os estudantes exercitem a curiosidade intelectual, por meio das ciências e do conhecimento advindo das diferentes áreas, ao exemplo do STEAM, propiciando assim, o trabalho investigativo, reflexivo e a análise crítica que oportuniza exercitar a imaginação e a criatividade, na investigação de causas por meio da elaboração de hipóteses e na busca de soluções, inclusive tecnológicas.
As atividades, utilizadas para contemplar o pensamento científico, podem estar relacionadas aos métodos e técnicas da pesquisa científica como objetivo, método a ser utilizado e procedimentos como coleta de dados, análise dos dados e resultados da investigação.
Resposta: a. Verdadeiro
Explicação: