O professor Enzo é um fazedor, um criador. Não é raro vê-lo a procurar desenvolver soluções a partir da transformação dos mais diversos materiais concretos em objetos novos e úteis. Ele pode consertar objetos ou aparelhos que se quebraram ou inventar algo completamente novo. Sua filosofia de vida vem sendo “faça você mesmo” (em inglês, do it yourself – DIY).
Sempre que pode, ele compartilha os resultados de seus projetos on-line, em grupos temáticos. Nesses grupos há muita colaboração: os projetos são discutidos, aperfeiçoados, ajustados e até remixados, de tal forma que, muitas vezes, ele acaba por ajudar na solução de problemas em localidades que ele nunca visitou ou até recebe uma orientação bastante útil.
Na escola, ele vem desenvolvendo projetos com suas turmas, para as quais ele propõe o desenvolvimento de objetos e dispositivos voltados a solucionar problemas analisados e propostos pelos próprios estudantes. É a partir dessa estratégia que ele desenvolve os conteúdos de seu componente curricular, e percebe que os alunos vivenciam um ciclo de aprendizagem que se inicia com um plano e passa por etapas de descrição, depuração e execução até que, por fim, uma nova reflexão sobre o que foi construído leva ao início de um novo ciclo.
Neste caso:
- a. Enzo faz parte do Movimento Modernista e utiliza, como estratégia pedagógica, atividades que se apoiam na Cultura Maker.
- b. Enzo faz parte do Movimento Maker e utiliza, como estratégia pedagógica, atividades que se apoiam na educação tradicional.
- c. Enzo faz parte do Movimento Maker e utiliza, como estratégia pedagógica, atividades que se apoiam na Gamificação.
- d. Enzo faz parte do Movimento Gamer e utiliza, como estratégia pedagógica, atividades que se apoiam na Educação Tradicional.
- e. Enzo faz parte do Movimento Maker e utiliza, como estratégia pedagógica, atividades que se apoiam na Cultura Maker.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Enzo faz parte do Movimento Maker e utiliza, como estratégia pedagógica, atividades que se apoiam na Cultura Maker.
Explicação:
>> O movimento maker propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa trazendo o conceito “aprendendo a fazer” que, aplicado ao ambiente escolar, tem como objetivo promover e estimular a criação, a investigação e a resolução de problemas pelos alunos, proporcionando um pensamento “fora da caixa”, conectando ideias desconectadas, usando ao máximo, qualquer tipo de recurso.
>> No contexto da escola, o movimento maker quando aliado aos conteúdos e habilidades curriculares, podem potencializar as práticas educativas e promover o uso das tecnologias para transformá-las em aprendizagem significativa, estimulando a autonomia, o protagonismo, a colaboração e a criatividade.
Resposta:e. Enzo faz parte do Movimento Maker e utiliza, como estratégia pedagógica, atividades que se apoiam na Cultura Maker.
Explicação: