Geografia, perguntado por gajigb, 5 meses atrás

As dinâmicas populacionais estão sempre relacionadas aos aspectos econômicos, produtivos e políticos da sociedade. Por essa razão, é evidente que não se pode trabalhar o tema da Geografia da População de forma dissociada das questões econômicas. Nesse sentido, a Geografia Econômica desempenha um papel fundamental, pois busca compreender e analisar de que maneira as relações econômicas, produtivas e políticas transformam o espaço em que vivem as pessoas. Elementos utilizados para avaliar e explicar a dinâmica populacional, como a taxa de natalidade, mortalidade, crescimento vegetativo, entre outros, além de serem pensados de forma mutuamente articulada, sempre conversam com fatores de ordem socioeconômica, de maneira a possibilitar interpretações e diagnósticos integrados sobre o desenvolvimento da sociedade.

Imagine que você é professor de Geografia da População e coordena um projeto de pesquisa multidisciplinar.
Descrição da imagem não disponível​​​​​​​Levando em consideração os elementos envolvidos no crescimento demográfico - taxa de natalidade, fecundidade, mortalidade e migração - quais elementos de natureza socioeconômica você identifica como fundamentais na alteração da dinâmica populacional da cidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasnmattos
2

Renda, desigualdade, taxa de emprego e inflação são exemplos de elementos socioeconômicos que influenciam na dinâmica populacional da cidade.

As dinâmicas populacionais e a sociedade

As dinâmicas populacionais são importantes processos geográficos, e não podem ser analisadas fora de contexto. Elas são influenciadas por questões culturais, sociais, econômicas e políticas. Em um país onde a cultura coíba o uso de contraceptivos, é comum que a taxa de natalidade seja maior. Esse é um exemplo simples de como questões culturais podem influenciar nas dinâmicas populacionais.

Quanto às questões socioeconômicas, a renda, o desemprego e a inflação podem influenciar diretamente na decisão de uma família na hora de ter um filho. Em uma cidade onde a situação econômica seja estável, haja menos violência e desigualdade, é mais fácil que o casal se sinta confiante para ter um ou mais filhos. Isso se intensifica no caso de ambos contarem com empregos fixos e boa renda, permitindo a criação das crianças com conforto.

Para saber mais sobre dinâmicas populacionais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/20375438

#SPJ1

Anexos:
Respondido por genicleiderocha
0

Resposta:Padrão de resposta esperado

Primeiramente, ao compreender a trajetória histórica do crescimento populacional e seu atual cenário em nível mundial, é necessário entender que, quanto maior for o desenvolvimento socioeconômico de um país, menor será o aumento populacional. Ademais, sabe-se que cada contexto geográfico apresenta suas especificidades no que diz respeito às questões socioculturais, econômicas e políticas e que cada fator desses influencia em certa medida na dinâmica de crescimento demográfico. A partir disso, é preciso focar nas questões socioeconômicas consideradas básicas: educação, saúde e acesso à informação sobre métodos contraceptivos, oferta de emprego, bens e serviços, assim como o custo de vida na cidade.

Esses elementos se justificam pelos seguintes motivos:

Se a cidade dispõe de um sistema de saúde gratuito e de qualidade, serão muito mais eficientes o controle, a prevenção e o tratamento de doenças, o que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida entre a população, reduzindo a taxa de mortalidade da cidade. Da mesma forma, a disponibilidade e o acesso à informação sobre métodos contraceptivos são fundamentais na prevenção de gravidez indesejada e/ou precoce entre as camadas pobres e ricas da população, exercendo certo controle sobre a taxa de natalidade.

A oferta de emprego e educação de qualidade abre possibilidades para melhor condição socioeconômica entre as famílias, contribuindo para a sua reprodução social. Dependendo de fatores socioculturais e/ou outros dificilmente mensuráveis, o resultado disso pode ser uma estabilização ou mesmo o aumento da taxa de natalidade. De forma paralela, a oferta de trabalho, bens e serviços de qualidade pode ajudar em uma estabilização no número de população na cidade, evitando migração para outras cidades ou países. De mesmo modo, o custo de vida na cidade influencia não apenas no desejo das pessoas de permanência ou saída da cidade, mas na própria dinâmica demográfica familiar, especialmente com relação ao número de filhos.

Explicação:

Perguntas interessantes