As diferentes vias de administração podem apresentar características muito distintas, traduzidas como vantagens e desvantagens específicas para cada rota. Em suma, não existe uma via de administração ideal, e sim a mais adequada para um dado objetivo com um determinado princípio ativo. Em relação às características das vias de administração é correto afirmar que:
A
A via oral apresenta como desvantagem a possibilidade de degradação do medicamento pela ação do suco gástrico
B
A via retal permite que o medicamento alcance a circulação sistêmica sem qualquer efeito de metabolização de primeira passagem
C
A via sub-lingual apresenta como desvantagem uma absorção extremamente lenta
D
A via endovenosa, por permitir acesso direto à corrente sistêmica, não apresenta qualquer tipo de risco
E
A via oral apresenta como vantagem a ausência de fenômeno de primeira pass
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A.
Explicação:
Embora mais segura e mais aceita pelo paciente, a via oral tem como desvantagem a desintegração do medicamento no estômago, e o processo de primeira passagem no fígado (grande parte pela ação das enzimas da CYP 450). Dessa forma, podemos observar que a via IV por exemplo, terá maior biodisponibilidade por não passar por esses processos.
Bons estudos ;)
Considerando as características das vias de administração, é correto afirmar que: um fármaco administrado por via oral pode ser degradado no estômago sem atingir o intestino delgado onde normalmente deveria ocorrer a absorção. Dito isto, a letra A) está correta.
Medicamento administrado por via oral
Um medicamento administrado por via oral pode danificar o revestimento do estômago ou quebrar no meio dele, o comprimido ou cápsula é geralmente revestido com uma substância para evitar que se dissolva antes de atingir o intestino delgado.
Absorção oral de medicamentos
A absorção oral começa na boca e no estômago. No entanto, a fármaco é geralmente absorvida no intestino delgado. O fármaco atravessa a parede intestinal e segue para o fígado antes de ser transportada pela corrente sanguínea até o seu alvo.
Normalmente, o estômago é o primeiro órgão no qual ocorre contato próximo entre um fármaco administrado por via oral e os fluidos gastrointestinais, embora o estômago tenha uma superfície epitelial relativamente extensa, a espessura da sua camada mucosa e o curto período de trânsito limitam a absorção do fármaco.
Saiba mais sobre fármacos em: https://brainly.com.br/tarefa/43876842
#SPJ2