Geografia, perguntado por julianekallis431, 1 ano atrás

As desigualdades entre a América Anglo-Saxônica e América Latina podem ser explicadas pela história da industrialização?

Soluções para a tarefa

Respondido por jadilakellynasc
20

A diferença mais marcante entre as “duas Américas” é na economia e qualidade de vida, enquanto os países da América Anglo-Saxônica (EUA e Canadá) desfrutam de bons índices de qualidade na educação, saúde e grande poder no cenário mundial, sendo classificados como desenvolvidos, os países latino-americanos ainda são considerados subdesenvolvidos ou emergentes, como é o caso do Brasil. Além do nosso país, outras economias se destacam dentro desta regionalização, como o México e a Argentina.

Outra diferença cultural que deve ser destacada se vê em torno da religião, enquanto os países saxônicos tem forte presença protestante (apesar dos católicos terem boa predominância na população destas nações), os latinos tem a maioria católica, inclusive, Brasil e México, alguns dos países que abrigam a maior população católica do mundo, são países latinos.

Hoje, é comum vermos o termo ser usado para discernir países mais ricos dos mais pobres do continente americano, sendo que tal inicialmente foi feito para simplesmente regionalizar diferentes culturas.


Respondido por flaviabenitopdfaf9
10

Sim. Isso ocorre porque, enquanto EUA e Canadá, integrantes da América Anglo-Saxônica, já estavam desenvolvendo situações favoráveis a uma industrialização mesmo sendo uma colônia, porém de povoamento, o que gerou um crescimento precoce das suas indústrias e a formação de grandes potências multinacionais, os países da América Latina ainda estavam em um sistema totalmente dependente do mercado externo como colônia de exploração, o que fez com que o surgimento das indústrias nestes locais fossem tardios e exportando apenas agroprodutos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes