As décadas de 1950 e 1980 foram marcadas por uma polarização global entre duas formas de pensar e organizar o mundo, conhecida como Guerra Fria. Analise cada proposição sobre os acontecimentos e processos que contribuem para o entendimento desse período e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A emergência da União da República Socialista Soviética - URSS, após a Segunda Guerra, como uma das grandes potências militares e políticas do mundo, alarmou os países capitalistas, sobretudo diante do avanço do comunismo na Europa.
( ) A Doutrina Truman foi o ponto de partida para a Guerra Fria; o Plano Marshall, que dela fez parte, foi proposto pelos Estados Unidos com a intenção de conter a expansão socialista, mantendo os países europeus sob influência norte-americana.
( ) O bloqueio de Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos; mais tarde a construção de um muro separando as duas partes da cidade tornaria o Muro de Berlim o principal símbolo da Guerra Fria.
( ) A crise dos mísseis foi um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.
( ) A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por estas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo que se espraiou para todo o mundo, nesse período.
Soluções para a tarefa
( V ): A emergência da União da República Socialista Soviética - URSS, após a Segunda Guerra, como uma das grandes potências militares e políticas do mundo, alarmou os países capitalistas, sobretudo diante do avanço do comunismo na Europa.
( V ): A Doutrina Truman foi o ponto de partida para a Guerra Fria; o Plano Marshall, que dela fez parte, foi proposto pelos Estados Unidos com a intenção de conter a expansão socialista, mantendo os países europeus sob influência norte-americana.
( V ): O bloqueio de Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos; mais tarde a construção de um muro separando as duas partes da cidade tornaria o Muro de Berlim o principal símbolo da Guerra Fria.
( V ): A crise dos mísseis foi um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.
( V ): A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por estas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo que se espraiou para todo o mundo, nesse período.
Sobre a polarização global a partir da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos, econômicos e militares, a sequência que indica as respostas verdadeiras e falsas é, respectivamente: V- V- V- V- V.
A Guerra Fria
A chamada Guerra Fria diz respeito à ordem mundial bipolarizada vigente entre as décadas de 1940 e 1990, construída em torno de duas grandes potências que lideravam seus blocos: o capitalismo, chamado de primeiro mundo, era liderado pelos Estados Unidos da América (EUA), enquanto o socialismo, o segundo mundo, era liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Ao longo de quase cinco décadas, esses blocos duelaram para aumentar sua influência no globo, implementando diversas políticas econômicas, sociais e militares mesmo fora de seus territórios.
Para saber mais sobre a Guerra Fria, visite: https://brainly.com.br/tarefa/9220903
#SPJ2