As danças circulares derivam de culturas de várias partes do mundo e foram coletadas por um bailarino alemão, Bernard Wosien (2000), que viu em suas características potencial para se trabalhar com grupos, pois são dançadas conjuntamente em roda e, por seu ritmo e coreografia simplificada, são relativamente fáceis de serem executadas em conjunto. Além disso, todas possuem simbolismos dos seus povos de origem e trazem a propriedade de evocar no grupo que dança estas características; algumas despertam alegria, outras, introspecção, ou entrega, brincadeira, reverência, além da amizade e do contato afetivo, entre outros aspectos.
Fonte: ANDRADA, Paula Costa de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 2, Maio/Agosto de 2015: 359-368.
Como as danças circulares podem contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos no contexto escolar?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Bom dia !
As danças circulares são um meio de despertar na criança a arte, o lúdico e a diversão. Elas proporcionam a interação dos alunos, desenvolvimento do seu lado de convívio social, superando a barreira entre as diferenças e compreendendo o outro como indivíduo.
Também permitem que o aluno se expresse de maneira diferente mediante ao que é imposto pelo ensino.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás