História, perguntado por vipsmilena, 1 ano atrás

As cruzadas foram exclusivamente motivadas por razões religiosas?justifique

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
531

A religiosidade foi uma das razões, mas não foi o única, já que expulsar os muçulmanos da terra sagrada cristã era importante para a Igreja, já que esta, tinha enorme poder sobre vários reinos na Idade Média, mas, notoriamente após o Grande Cisma, passou a ter problemas com o avanço do Islamismo.

Mas a questão política também motivou as investidas. Os Impérios do oriente dominavam as rotas de comércio e estavam em constante expansão, o que era desagradável e, portanto, acabar com este domínio representaria novos horizontes na Europa.

:)

Respondido por EduardoPLopes
73

Não, as Cruzadas não se limitaram a razões religiosas, havendo, além destas, interesses econômicos e políticos.

No aspecto político, interessava aos reis europeus - vale lembrar que reis europeus lideraram algumas das Cruzadas, a Terceira, por exemplo, contou com a participação de pelo menos três - expandir o seu poder e reduzir o de seus vassalos, de modo que as Cruzadas eram uma oportunidade de organizar, sob o seu comando, um exército nacional comum, coisa que então não existia.

Já no aspecto econômico a expulsão dos Mouros da Europa e a conquista de mais territórios no Mediterrâneo simbolizava a conquista de uma  "fatia" maior do mercado internacional, de modo a fortalecer a Europa e enfraquecer os seus adversários.

Mais sobre as Cruzadas em:

https://brainly.com.br/tarefa/20622232

Anexos:
Perguntas interessantes