As crianças da faixa etária compreendida entre 6 e 10 anos vivem em intenso processo de desenvolvimento, tanto corporal como mental. Antunes (2001) lembra que, além das mudanças biológicas pelas quais elas passam, existe, também, o estímulo de fazer novos amigos e o ambiente desafiador da escola como um todo. Nesse contexto, o uso de jogos e atividades lúdicas pode ser um excelente meio, tanto de desenvolvimento quanto de socialização. Segundo esse mesmo autor, o emprego de jogos e brincadeiras nos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvem quatro aspectos: Capacidade de se constituir um fator de autoestima do aluno, Condições psicológicas favoráveis, Condições ambientais e Fundamentos técnicos. Sendo assim, reflita sobre cada um desses aspectos e justifique-os. Elabore um texto para responder à questão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A brincadeira favorece os aspectos físicos e cognitivos das crianças, além de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento físico.
O ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.
Por fim, é importante que a mediadora do ato de brincar seja dinâmica, não só em quadra mas em sala de aula, utilizando a inclusão para que todos os alunos participem.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás