As crianças menino ou menina não precisam ter um professor para ensinar as coisas como é para o branco. Eles aprendem olhando o pai e a mãe. Observando, olhando, aprendendo assim, ela olha: meu pai tá capinando. Não precisa o pai dizer: olha meu filho tu tens que capinar. Se não a criança fica mais brabo né. As crianças se tu falas forte, ele fica brabo. Não precisa falar é só mostrar. Criança é muito inteligente.Disponível em: MARTINI, Gabriela Cardoso; FIGUEIRÓ, Luana Alves; RUAS NETO, Antônio Leite; VAUCHER, Thiago Araújo. Mulheres ameríndias e suas concepções de mundo. In: PAIVA, Sérgio Rosa de. Mulheres do Rio Grande do Sul: diversidades. Porto Alegre: SFERASRP Editora de Artes, 2006.O texto traz a fala de uma mulher indígena sobre o processo de aprendizagem da comunidade Mbyá-Guarani. A partir dessa informação, é possível inferir quea)a construção do conhecimento é singular de cada cultura, que cria sua maneira própria de aprendizagem.b)a possibilidade de que as crianças tenham defasagem de conteúdos de primeira importância, como matemática, é real. c)a docilidade é um valor da cultura indígena, e o trato com as crianças passa centralmente por esse aspecto.d)a função de professores é desempenhada pelos pais e pelas mães, portanto, seus filhos passam a ser seus alunos.e)a relação com a natureza e com a agricultura é algo transmitido de maneira impositiva para as gerações mais novas.
Soluções para a tarefa
a)a construção do conhecimento é singular de cada cultura, que cria sua maneira própria de aprendizagem.
Correto. Todavia é importante notar que, boa parte do que é o processo de aprendizado, diz respeito à própria biologia humana, e pode ser encontrado de maneira frequente nas diferentes culturas.
b)a possibilidade de que as crianças tenham defasagem de conteúdos de primeira importância, como matemática, é real.
Falso. Embora seja real, não é o que o texto diz. Não é desse tema que o enunciado trata.
c)a docilidade é um valor da cultura indígena, e o trato com as crianças passa centralmente por esse aspecto.
Falso. Como se pode ver pela fala da mulher indígena, a criança fica irritada quando é cobrada.
d)a função de professores é desempenhada pelos pais e pelas mães, portanto, seus filhos passam a ser seus alunos.
Falso. Não há relação professor-aluno na descrição da senhora indígena. O que há é um diferente tipo de relação mãe-pai.
e)a relação com a natureza e com a agricultura é algo transmitido de maneira impositiva para as gerações mais novas.
Falso. A criança tem certas liberdades, como se pode ver pela fala da mulher, logo, não há necessariamente uma questão impositiva.