As contas patrimoniais têm como objetivo retratar os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos da entidade. Essas contas estão dispostas no balanço patrimonial de acordo com a sua natureza.
O patrimônio da entidade possui contas positivas e negativas, as quais são representadas pelo ativo e pelo passivo respectivamente.
A equação patrimonial básica da contabilidade (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido) nos possibilita conhecermos a situação patrimonial líquida da empresa, uma vez que resulta da diferença entre a soma dos bens e direitos (ativo) com a soma das obrigações (passivo exigível).
Questões:
I – Uma situação patrimonial líquida, positiva, dá-se quando o montante da conta ativo é maior que o montante da conta passivo, resultando em um patrimônio líquido positivo.
II – Uma situação patrimonial líquida, negativa, dá-se quando o montante da conta passivo é maior que o montante da conta ativo, resultando em um patrimônio líquido negativo.
III – Uma situação patrimonial líquida, nula, dá-se quando o total do ativo for igual ao patrimônio líquido da organização.
São corretas as afirmativas:
( ) A Afirmativas I, II e III
( ) B Afirmativas I e III
( )C Afirmativas I e II
( )D Afirmativas II e III
( )E Todas as afirmativas estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta da questão é a letra C: I e II.
Em relação às contas patrimoniais, toda vez em que o montante da conta ativo é maior que o montante da conta passivo, superando-o, significa que temos, então, um patrimônio líquido positivo.
O inverso também acontece, quando o valor total do passivo supera às contas do ativo, teremos, nesse contexto, um patrimônio líquido negativo.
Já a terceira afirmativa não é correta,pois não podemos afirmar que uma situação patrimonial líquida nula se dê quando o total do ativo seja igual ao patrimônio líquido da organização.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás