As concentrações de alguns íons em amostras de água estão representadas nos gráficos a seguir. A origem de cada amostra (1, 2 e 3) foi omitida, mas pode corresponder a: amostra de água do mar; amostra de água de chuva numa região costeira; amostra de água doce de rio. a) O bicarbonato na água pode vir de diferentes fontes. Cite uma fonte de bicarbonato comum às três amostras. b) Preencha a tabela da folha de respostas com a correspondência entre as amostras 1, 2 e 3 e o ambiente em que foram coletadas. É esperado que a concentração de íons cloreto na água coletada da chuva em um ambiente continental seja igual, maior ou menor à de ambientes costeiros (ambos sem poluição)? Justifique sua resposta.
#FUVEST
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Para alternativa a) e b) respectivamente teremos: A fonte comum de bicarbonato presente nas três amostras é devida à absorção do CO² atmosférico ; A chuva continental apresenta menor concentração de íons CL- que a chuva em região costeira.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que a água do mar contém grande variedade e proporção de sais dissolvidos, principalmente na forma de Íons Cl - (a) e íons Na+ (aq) , portanto, o gráfico corresponde aquele em que a concentração de íons Cl- é 18 000 mg/L e a de íons Na+ é 10 000 mg/L.
Então devido à evaporação da água do mar, haverá arraste de íons principalmente Cl- e Na+ que irão incorporar à água de chuva costeira porém em menor quantidade.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Perguntas interessantes