As competências gerais do ensino são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural. Mas, para o aluno ser capaz de exercer plenamente todas elas, não bastam práticas em sala de aula. Elas demandam a incorporação de mudanças nos vários âmbitos da escola. Com base nas competências, o ensino de matemática, ao propor atividades com agrupamentos e trocas, desenvolve no aluno várias competências. Mas para isso, é preciso um preparo das aulas com recursos didáticos e organização do professor (BNCC, 2017).
Diante disso, analise as afirmativas e assinale o que corresponde ao ensino de agrupamentos e trocas no ensino de Matemática.
I. Ao propor uma atividade com agrupamentos e trocas, é preciso que o professor crie situações variadas em que os alunos tenham oportunidade de agrupar quantidades de elementos e depois registrá-los, para que, aos poucos, se conscientizem da operação realizada.
II. Quanto mais diversificadas forem as situações de agrupamentos e trocas em que estiver envolvida, mais oportunidade o aluno terá de observar as semelhanças e diferenças entre essas situações, realizando abstrações e construindo o conceito.
III. Para trabalhar com agrupamentos e trocas, o professor precisa ter organizado os estudantes para que desenvolvam primeiramente o conhecimento de quantidade juntamente com criatividade.
IV. O aluno, ao desenvolver a competência e habilidade no ensino de agrupamentos e trocas, já está preparado para continuar o estudo da matemática nos anos seguintes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
resposta e a 5 questão confirmado
Perguntas interessantes