Trabalho de pesquisa individual
Hábitos saúdaveis: viver bem
Soluções para a tarefa
Ok vamos lá,
1. Praticar atividades físicas
Você provavelmente já está cansado de ouvir que a prática de atividades físicas é importante. De fato, está entre os hábitos saudáveis mais difundidos. E não é à toa. Movimentar o corpo ajuda a ter melhor qualidade de vida. Ao tempo, previne doenças, causa bem-estar e gera descargas de adrenalina que impulsionam para outras atividades.
2. Dormir bem e ter sono de qualidade
A falta de sono é um dos principais problemas relatados por pessoas que estão insatisfeitas com o trabalho. Dormir pouco ou mal é extremamente prejudicial à saúde. Estudos científicos provam que uma noite mal dormida tem consequências na nossa atenção, no enfraquecimento do sistema imunológico, no descontrole das emoções, gera problemas de memória, aumenta riscos de doenças como o derrame cerebral, obesidade, câncer e doenças cardíacas.
3. Ter uma alimentação saudável
“Nós somos aquilo que comemos”. Nossa alimentação determina a energia que teremos para passar o dia, como vamos nos relacionar com as atividades e até mesmo com as pessoas. Trabalhar fora ou por longos períodos normalmente faz com que maus hábitos alimentares sejam criados. Seja por falta de tempo ou conveniência, comer o que estiver mais acessível, mesmo que sejam alimentos processados e junk foods, acaba se tornando uma solução simples.
4. Fazer psicoterapia
habitos-saudaveis-para-te-ajudar-no-trabalho
A psicoterapia é um processo focado em ajudar o indivíduo a resolver questões emocionais. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.
5. Meditar
Já foi provado que a prática das técnicas que buscam colocar o indivíduo no caminho da meditação são extremamente saudáveis, curativas e terapêuticas. A meditação é a consciência que emerge por prestar atenção propositalmente no momento presente, sem julgar os desdobramentos das experiências momento a momento. É uma jornada baseada na observação, uma prática para encontrar quietude no meio das atividades, para encontrar uma centralidade ainda que você esteja ouvindo, vendo, cheirando e degustando.
6. Cultivar laços sociais positivos
Não é segredo para ninguém que manter relacionamentos saudáveis e próximos nos traz benefícios para todas as áreas da vida. Ter uma rede de suporte ativa, desde relacionamentos amorosos até amizades, família, colegas de trabalho, entre outros, é fundamental para nos sentirmos bem.
7. Alongar-se durante o dia
Trabalhar em uma mesma função o dia todo, especialmente para pessoas que precisam utilizar o computador diariamente, pode causar graves problemas físicos. Ficar sentado horas e horas seguidas pode causar obesidade, problemas na coluna e na circulação, dores e fadigas musculares. Tudo isso vai se acumulando com o tempo e gerando um mau-estar que atrapalha o rendimento no trabalho.
8. Fazer pausas regulares e programadas
Hábitos Saudáveis
Quando falamos de hábitos saudáveis, falamos também de foco. Mas ninguém consegue ficar focado em uma atividade, rendendo bons frutos por tantas horas. O excesso de trabalho já gerou até uma nova doença, o burnout. Trabalhar muitas horas seguidas, ficar sobrecarregado com tarefas muito desafiadoras, levar tarefas para casa e outras atitudes relacionadas ao trabalho podem ser muito prejudiciais à saúde.
9. Beber água
Parece simples, mas a grande maioria da população não ingere a quantidade necessária de água para as atividades do corpo. Manter a hidratação necessária faz com que o cérebro permaneça produtivo e ativo, além de trazer benefícios como: controle da pressão sanguínea, prevenção de cãibras, proteção do coração, melhoria do funcionamento do intestino, transporte de nutrientes, aumento da resistência física, absorção de vitaminas, entre muitos outros.
10. Afastar-se de pessoas negativas
É muito comum que, no ambiente de trabalho, seja necessário manter uma relação positiva com pessoas que não gostamos tanto. Mesmo nessas condições, muitas vezes são geradas situações incômodas que fazem com que o trabalho se torne um peso muito maior do que devido.