As citações em trabalhos acadêmicos seguem normativas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As citações podem ser diretas (curtas e longas) e indiretas (como uso de paráfrase). A norma que especifica as características exigíveis para a apresentação de citações em documentos é a NBR 10520 (2002).
Você, como pesquisador, está produzindo um artigo sobre pesquisa qualitativa e, em determinada etapa da escrita, objetiva citar de forma indireta o seguinte trecho de Flick (2009, p. 62):
"Diferente de um estudo quantitativo, o pesquisador não usa a literatura existente sobre o seu tema com o objetivo de formular hipóteses a partir dessas leituras para, então, basicamente, testá-las. Na pesquisa qualitativa, o pesquisador utiliza os insights e as informações provenientes da literatura enquanto conhecimento sobre o contexto, utilizando-se dele para verificar afirmações e observações a respeito de seu tema de pesquisa naqueles contextos. Ou o pesquisador utiliza-o para compreender as diferenças em seu estudo antes e depois do processo inicial da descoberta". (FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.)
De que forma você apresentaria essa citação indireta, de acordo com as normas vigentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conforme solicitado, para elaborar uma citação indireta, deve-se utilizar a paráfrase. Ou seja, elaborar com as suas próprias palavras uma produção textual que apresente para o leitor as ideias da obra original. Portanto, uma sugestão de apresentação indireta do texto citado nesse desafio seria:
De acordo com Flick (2009, p. 62), no estudo quantitativo não se utiliza a literatura sobre determinado tema para a formulação de hipóteses de pesquisa que, então, serão testadas. Segundo o autor, na pesquisa do tipo qualitativa, são utilizados insights e informações provenientes da literatura como forma de conhecimento sobre determinado contexto; de forma a utilizá-lo para verificar afirmações e observações sobre o tema de pesquisa naquele contexto. Ainda conforme Flick (2009, p.62), o pesquisador também pode fazer uso qualitativo das informações para compreender as diferenças entre o antes e o depois do processo de investigação.