As ciências sociais não são uma atividade puramente especulativa, nem o simples reflexo da vida social e política de uma dada época ou coletividade. As disciplinas surgidas no século XIX, a partir de uma revolução multifacetada e de projetos de colonização, devem seu desenvolvimento a um conjunto de condições intelectuais, sociais e institucionais que ainda devem ser elucidadas. CUIN, Henry-Charles e GRESLE, François. História da sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p.11 (com adaptações) A partir do tema do fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, relacionados a aspectos históricos das ciências sociais.
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
A partir do tema do fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, relacionados a aspectos históricos das ciências sociais.
I - O aparecimento de novas tecnologias de informação facilitou o surgimento das ciências sociais.
II - Auguste Comte, filósofo positivista, é considerado o pai da sociologia.
III - Vários autores clássicos das ciências sociais utilizaram o tema da industrialização como objeto de suas pesquisas.
IV - Os revolucionários da Revolução Francesa, como Danton e Robespierre, são os grandes fundadores do pensamento sociológico.
V - Processos de insurgência na América Latina incentivaram o surgimento das ciências sociais.
Agora podemos responder corretamente.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Bem, apesar das tecnologias de informação fazerem parte do processo de modernização da sociedade, as ciências sociais surgiram como uma forma de entender o método e o processo fabril existente no período, sendo os veículos de informação e as novas tecnologias um pouco mais tarde trabalhadas.
Além disso, os principais pensadores do início da sociologia são Comte, Marx, Durkheim e Weber, ambos que analisam o indivíduo e a sociedade no meio das mudanças do período da Revolução Industrial.
Até mais!
Resposta:
2 e a 3
Explicação:
Gabarito