As chamadas teorias pós-críticas do currículo têm como objetivo avançar a discussão das teorias progressistas e rementem à diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo; às questões de gênero e, raça, etnia e sexualidade; aos discursos; à subjetividade; e, também, às relações de força entre diferentes nações que compõem a herança econômica, política e cultural. (ANAYA, 2013, p. 47).
Nessa teoria,
Assinale a alternativa CORRETA que completa a frase:
Escolha uma:
a. houve um retrocesso em relação às teorias críticas do currículo, enfocando a didática como instrumento de controle social dentro do ambiente escolar.
b. houve um avanço em relação às teorias críticas do currículo, enfocando o desenvolvimento da autonomia do aluno, que é estimulado na busca ao conhecimento. Correto
c. houve um retrocesso em relação às teorias tradicionais do currículo, enfocando a psicologia da educação como parâmetro de avaliação de potencialidades e dificuldades psicossociais.
d. houve um avanço em relação às teorias tradicionais do currículo, enfocando o desenvolvimento da memória do aluno, que é estimulado a memorizar os conhecimentos científicos.
e. houve um avanço em relação às teorias progressistas, enfocando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais através da memorização de conteúdos científicos e objetivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:houve um avanço em relação às teorias críticas do currículo, enfocando o desenvolvimento da autonomia do aluno, que é estimulado na busca ao conhecimento.
Explicação: correto
As teorias críticas do currículo tiveram um avanço significativo relacionados ao desenvolvimento da autonomia do aluno, por isso a alternativa correta é a letra B.
Teorias críticas do currículo
As teorias críticas do currículo escolar são aquelas que escrutinam as suposições e valores que sustentam o planejamento educacional e a tomada de decisões. Eles estão preocupados com as formas pelas quais o currículo reflete e reforça as relações sociais desiguais. Nos últimos anos o seu desenvolvimento focou na autonomia do aluno, visando a busca de conhecimento.
Teorias críticas sobre currículo desafiam a visão dominante do currículo como uma empresa neutra e sem valores. Em vez disso, elas veem o currículo como um local de luta, onde diferentes grupos disputam o controle sobre o que é ensinado e como ele é ensinado.
Para saber mais sobre currículo escolar acesse: https://brainly.com.br/tarefa/53259441
#SPJ2