Biologia, perguntado por aviladeisy, 7 meses atrás

As células individuais, assim como os organismos multicelulares, precisam receber estímulos e responder ao seu ambiente (ALBERTS et al., 2017). Um organismo multicelular como o ser humano, por exemplo, pode ser constituído por trilhões de células. Para que essas células possam funcionar bem em conjunto é fundamental que haja comunicação entre elas. Essa comunicação pode ocorrer de várias formas, e dependendo desta característica pode ser classificado em diferentes tipos. Com base neste assunto analise as afirmativas a seguir: I. Sinalização parácrina é o tipo de sinalização celular que se refere àquelas células que secretam substâncias que se ligam a seus próprios receptores de membrana, ou seja, o sinal atuará na mesma célula que o emitiu. II. Sinalização sináptica é a sinalização que ocorre por meio da liberação de neurotransmissores entre as células que promovem a geração de potencial de ação na célula que recebeu o sinal. III. Sinalização autócrina está relacionado com secreção de substâncias que irão atuar em células próximas, sem a utilização da corrente sanguínea. IV. Sinalização endócrina está relacionada a secreção de substâncias na corrente sanguínea que atuarão em células distantes do local de secreção. Considerando o contexto apresentado e a avaliação das afirmativas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.

b.
I e III, apenas.

c.
I e II, apenas.

d.
II e IV, apenas.

e.
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por souzaivelise
14

Resposta: a II e IV

Explicação:Sinalização endócrina: nessa sinalização, as moléculas sinalizadoras (hormônios) são secretadas e, pela corrente sanguínea, chegam até sua célula-alvo.

Sinalização parácrina: é um exemplo de sinalização que atua em curtas distâncias, alcançando as células-alvo pelo processo de difusão. Nesse caso, as moléculas atuam em células vizinhas à célula sinalizadora.

Sinalização autócrina: destaca-se pelo fato de a molécula sinalizadora atuar na própria célula, ou seja, a célula-alvo é a célula secretora.

Sinalização sináptica: as moléculas sinalizadoras (neurotransmissores) são lançadas nas sinapses, junções especializadas entre neurônios e células-alvo (outros neurônios, células musculares ou glândulas).

Sinalização neuroendócrina: nesses casos, neurônios especializados secretam neurormônios que, por meio da corrente sanguínea, desencadeiam respostas em células-alvo localizadas em outras partes do organismo.

Respondido por guilhermegalvep9cskn
2

Resposta:

Resposta: a II e IV

Explicação:

corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes