as celulas do tubo contorcido proximal possuem muitas mitocondrias, eo ramo descendente da alça nefrica, poucas. como vo explica essa diferença
Soluções para a tarefa
Olá! Essa diferença pode ser explicada com base nos processos que ocorrem em cada um desses locais no néfron.
No túbulo contorcido proximal ocorre a reabsorção de sódio e cloro através de processos ativos, ou seja, que se utilizam de energia, ATP, para efetivar o processo. Como a mitocôndria é a organelas especializada em produzir ATP, sua presença em grande quantidade é necessária devida a grande absorção ativa de sódio e cloro nessa região, produzindo uma alta demande energética.
Já a parte descendente da alça de Henle é responsável pela reabsorção de água por osmose, um processo natural, que segue um gradiente de concentração e que não utiliza energia para ocorrer. Por esse motivo essa região possui menos mitocôndrias, já que não há um gasto energético considerável.
No tubo contorcido proximal ocorre transporte ativo, à custa da energia fornecida pela mitocôndria. No ramo descendente da alça néfrica, ocorre reabsorção de água por osmose, o que não exige energia.