As células bacterianas normalmente se reproduzem duplicando seu material genético e dividindo-se em duas células-filhas. Esse processo é relativamente rápido, ocorrendo, em algumas espécies, em apenas 20 minutos. O processo descrito acima é conhecido como: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Divisão binária.
Explicação:
As bactérias se reproduzem de forma assexuada, a chamada divisão binária, que é um processo mitótico no qual geram-se indivíduos idênticos ao parental.
Porém elas têm diversos meios de troca de material genético que permite gerar uma grande variabilidade genética, responsável pela "resistência" aos medicamentos.
A transdução bacteriana consiste na infecção da bactéria por um vírus (o bacteriófago) que vai "absorver" fragmento de DNA da bactéria e passar a uma próxima célula bacteriana.
Na transformação, a bactéria absorve fragmentos de DNA que estão dispersos no meio em que ela se encontra e os agrega ao seu próprio DNA.
A conjugação é um tipo de passagem de DNA por meio de contato entre duas células bacterianas, o que é possibilitado por uma estrutura chamada pili. Por meio desse "canal" que se estabelece nesse contato, há passagem do plasmídeo de uma bactéria para a outra.