Geografia, perguntado por danielaraujotorres20, 10 meses atrás

As causas das migrações são variadas.Diferencie os fatores estruturais dos fatores conjunturais que podem levar as pessoas a migrarem e explique-os.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariacarollina99
8

Resposta:Migração é o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país (migração internacional) para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntária ou forçada, individual ou em grandes fluxos.

As pessoas migram pelos mais distintos motivos, desde guerras, perseguição religiosa, conflitos étnicos, perseguição política e ideológica ou simplesmente porque buscam condições melhores de vida em outra localidade. Essas condições podem estar relacionadas com trabalho, estudo, saúde, bem-estar, entre outros fatores, e são os maiores motivadores para as migrações na atualidade.

Tipos de migração

Migração pendular: é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. É caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.

Transumância: nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país por um determinado período, geralmente alguns meses, e continua tendo como referência de moradia o local de origem. É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.

Êxodo rural: é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Essa mudança é permanente e, geralmente, ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida. Entretanto, essa migração pode ser involuntária, quando acontece, por exemplo, em decorrência da mecanização do trabalho no campo.

Espero ter te ajudado ;)

Respondido por fireflower0
13

Resposta:

Conjunturais: Atrelado aos índices de crescimento econômico de um setor, de uma região de uma nação e até da economia global.

Estruturais: Advém de mudanças na própria "estrutura" de produção.Resultante da aplicação generalizada de novas tecnologias de informação e telecomunicação, combinadas aos novos métodos gerenciais e novos "ambientes" políticos, surgidos com o fim da guerra fria e da abertura dos mercados mundiais. Ele é fruto da "reengenharia" ou "reestruturação" produtiva.

Perguntas interessantes