História, perguntado por josy120, 1 ano atrás

as características dos movimentos aib e anl

Soluções para a tarefa

Respondido por xgustavox
9
A AIB (Ação Integralista Brasileira) foi fundada em 1932 (um ano antes de Adolf Hitler ser nomeado Chanceler Alemão) pelo ex-integrante do movimento tenentista, Plínio Salgado. Era uma agremiação de orientações fascistas: sua retórica era nacionalista, apegando-se a símbolos que representavam o ideal da nação.
O fascismo, e por extensão o integralismo, suprimia qualquer manifestação indivídual, considerada uma fraqueza que prejudicava a coletividade. Essa coletividade, por sua vez, manifestava seus sonhos por meio de um líder carismático, que transformava seu carisma em combustível político. Para que tal combustível fosse duradouro, era preciso alimentá-lo com propaganda política e corporativismo, que vinculavam a classe operária ao Estado por meio de benefícios que este lhe concedia.
A ANL (Aliança Nacional Libertadora) foi fundada pouco depois da AIB, em 1935. Do ponto de vista ideológico era composto de varios grupos: conservadores, liberais e socialistas. O mais influente deles era o PCB (Partido Comunista Brasileiro), de Luis Carlos Prestes, que ocupava a presidência da agremiação. A ANL era o oposto político da AIB: lutava pela democracia, elemento comum aos demais grupos políticos. Porém, ao mesmo tempo, dada a clara influência do PCB, defendia alguns pontos mais radicais, como o fim da exploração imperialista.
Perguntas interessantes