As cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer desempenham grande valor histórico, pois retratam a sociedade medieval portuguesa em diversos aspectos. Além disso, esses gêneros trovadorescos procuraram libertar-se dos modelos e convenções encontrados em outras cantigas, como as de amor e de amigo. Classifique cada afirmação em verdadeiro (V) ou falso (F). 1) As cantigas de maldizer e de escárnio são poesias de modalidade satírica. ( ) 2) Ainda que a Arte de trovar, de Conde Barcelos, não traga a definição das cantigas de escárnio e de maldizer, podemos observar nas composições a diferença entre as regras de cada gênero. A primeira é composta por críticas mais sutis, enquanto a segunda apresenta críticas mais diretas. ( ) 3) O conteúdo das cantigas de maldizer e de escárnio traziam críticas aos representantes da sociedade medieval portuguesa e até mesmo alguns trovadores e jograis. ( ) 4) No contexto desses gêneros trovadorescos surgem disputas entre trovadores que, por vezes, acabavam por se enfrentar pessoalmente.( ) Após analisar as afirmações acima, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Verdadeira, verdadeira, verdadeira, falsa. b) Verdadeira, falsa, verdadeira, verdadeira. c) Verdadeira, falsa, verdadeira, falsa. d) Falsa, verdadeira, falsa, verdadeira. e) Verdadeira, verdadeira, verdadeira, verdadeira.
Soluções para a tarefa
Diante do evidenciado, podemos fazer as seguintes afirmativas: a afirmativa a ser assinalada deve ser a seguinte: a) Verdadeira, verdadeira, verdadeira, falsa.
Isso porque nota-se na última colocação que a ideia de enfrentamento físico além de pessoal entre os trovadores seria possível, sendo que os enfrentamentos de fato e na realidade ocorriam por intermédio das cantigas e das críticas realizadas por meio dessas cantigas.
1)
Leia:
A literatura medieval se desenvolve em um contexto de fragmentação dos antigos reinos europeus e de lenta maturação dos Estados nacionais modernos. O período que vai desde a queda do Império Romano, no século V, até o Renascimento, no século XV, é marcado por uma organização social insular em torno de grandes proprietários de terra: os chamados senhores feudais.
(Guerra, Bruna Tella; MENDONÇA, Juliana Silva Cunha de. Literaturas de Língua Portuguesa I. Londrina : Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 9.)
Sobre o contexto da literatura medieval, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Na Península Ibérica, havia poucos reinos com fronteiras voláteis e frequentes lutas entre si.
b)
Culturalmente, a Igreja Católica detinha praticamente todas as vias de educação formal e de saber instituído. - Alternativa assinalada
c)
Quase toda a população europeia era alfabetizada e a prática da leitura e da escrita era constante.
d)
Os nobres eram analfabetos, mas tinham a bíblia e livros em casa.
e)
A partir do século XII, foram surgindo escolas particulares que necessitavam de autorização da Igreja para funcionar.
2)
Observe as características das poesias da primeira época medieval no esquema a seguir:
TROVADORISMO
Quanto ao conteúdo:
Amor cortês;
Predomínio da emoção;
Cristianismo;
Influência da poesia provençal e das traduções populares da península ibérica;
Temas profanos representando uma ruptura em relação à mentalidade teocêntrica da Idade Média;
Ambiente cortês, rural ou marítimo;
Temas relacionados ao amor, à saudade e à crítica de costumes;
Exaltação do ideal cavalheiresco.
Quanto à forma:
Emprego de formas simples e populares;
Emprego de medida velha;
Estruturas simples, refrão e repetições frequentes, que facilitam a memorização e o canto.
Assinale a alternativa que traz o contexto em que a literatura trovadoresca se desenvolveu e foi influenciada:
Alternativas:
a)
Os trovadores eram hospedados por nobres por longas temporadas a fim de entreter suas cortes. - Alternativa assinalada
b)
As canções que eles compunham eram usadas somente para passar recados e para fazer propaganda.
c)
Os grandes senhores ibéricos se limitavam a financiar a arte trovadoresca.
d)
As cantigas galego-portuguesas foram produzidas durante um período de cerca de 50 anos.
e)
A arte trovadoresca galego-portuguesa bebe da tradição provençal, movimento artístico nascido no norte da França.
3)
Leia e resolva:
As cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer desempenham grande valor histórico, pois retratam a sociedade medieval portuguesa em diversos aspectos. Além disso, esses gêneros trovadorescos procuraram libertar-se dos modelos e das convenções encontrados em outras cantigas, como as de amor e de amigo.
Classifique cada afirmação em verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) As cantigas de maldizer e de escárnio são poesias da modalidade satírica.
( ) As que dizem mal de forma aberta e ostensiva são de maldizer.
( ) As que dizem mal de forma disfarçada (equívoca) são de escárnio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - F - V
b)
V - V - V - Alternativa assinalada
c)
F - V - V
d)
F - F - F
e)
V - F - F
4)
Leia, analise e resolva:
A poesia trovadoresca apresentava-se em duas modalidades: a lírico-amorosa e a satírica. A modalidade lírico-amorosa era composta pelas cantigas de amor e pelas cantigas de amigo.
Associe as colunas com as definições adequadas das cantigas de amor e de amigo:
(1) Cantiga de amor
(2) Cantiga de amigo
(a) O eu lírico masculino confessa de forma dolorosa seu amor por uma dama inacessível.
(b) O eu lírico feminino,desabafa por amar incondicionalmente quem lhe deixou.
(c) Essa cantiga é mais popular e utiliza a técnica do paralelismo.
(d) O ambiente dessa cantiga é aristocrático.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas:
a)
1a, 1b, 2c, 2d
b)
2a,1b,1c, 2d
c)
2a ,2b ,2c ,1d
d)
1a, 1b, 1c, 2d
e)
1a, 2b, 2c, 1d - Alternativa assinalada
Explicação: