ENEM, perguntado por jucileiagarridi708, 2 meses atrás

As avaliações educacionais externas em larga escala são uma realidade no país desde a década de 1990, com a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo Inep. A consolidação do Saeb em nível nacional possibilitou que os sistemas de ensino pudessem ser avaliados e comparados quanto ao aprendizado de seus alunos, e não apenas quanto à capacidade de atendimento por meio da expansão da rede de ensino. ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e pesquisa, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013. Sobre os dados estatísticos e os indicadores sociais, assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaeltoledosantos
0

A pergunta completa, incluindo as alternativas, encontra-se logo abaixo.

Dados os conceitos relacionados a avaliações educacionais em larga escala, é correto afirmar o que se encontra na alternativa:

Alternativa 4: Para que o governo possa avaliar as políticas educacionais e propor novos objetivos, é necessário realizar diagnósticos regionais, a fim de encontrar a singularidade.

Sobre avaliações educacionais em larga escala

No contexto das avaliações educacionais, o debate sobre como avaliar determinadas características dos alunos e qual deve ser a finalidade dessa constatação tem quase um século. No entanto, sem resolver esses impasses, novos elementos foram introduzidos na avaliação educacional desde a década de 1990.

Tais avaliações de caráter externo são assim chamadas porque tem sua definição, e administração e organização por pessoas de fora da escola, ao contrário das avaliações internas realizadas pelos professores.

Devido ao seu escopo, essas avaliações externas também são chamadas de avaliações de larga escala. Isso enfatiza sua visibilidade e, portanto, sua face na política pública de educação.

"As avaliações educacionais externas em larga escala são uma realidade no país desde a década de 1990, com a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo Inep. A consolidação do Saeb em nível nacional possibilitou que os sistemas de ensino pudessem ser avaliados e comparados quanto ao aprendizado de seus alunos, e não apenas quanto à capacidade de atendimento por meio da expansão da rede de ensino. ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e pesquisa, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013. Sobre os dados estatísticos e os indicadores sociais, assinale a alternativa correta:

Um dos motivos que explicam a intensificação do uso de indicadores sociais, é que como foram diminuídos os dados sobre a educação brasileira, é necessário realizar outras pesquisas.

Alternativa 2:

Através da criação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, foi possibilitada a garantia de acesso às informações do Poder Público para os cidadãos da sociedade.

Alternativa 3:

É direito dos cidadãos ter acesso de receber informações de interesse particular incluindo aquelas que são consideradas sigilosas para segurança do Estado e da sociedade.

Alternativa 4:

Para que o governo possa avaliar as políticas educacionais e propor novos objetivos, é necessário realizar diagnósticos regionais, a fim de encontrar a singularidade. (Alternativa correta)

Alternativa 5:

Alguns princípios norteiam e dão base para a administração pública, sendo eles: a legalidade, a publicidade, a imoralidade, e eficiência e pessoalidade."

Saiba mais sobre avaliações educacionais em larga escala em:

https://brainly.com.br/tarefa/26923027

#SPJ4

Perguntas interessantes