As avaliações educacionais externas em larga escala são uma realidade no país desde a década de 1990, com a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo Inep. A consolidação do Saeb em nível nacional possibilitou que os sistemas de ensino pudessem ser avaliados e comparados quanto ao aprendizado de seus alunos, e não apenas quanto à capacidade de atendimento por meio da expansão da rede de ensino. ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e pesquisa, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013. Sobre os dados estatísticos e os indicadores sociais, assinale a alternativa correta:
Um dos motivos que explicam a intensificação do uso de indicadores sociais, é que como foram diminuídos os dados sobre a educação brasileira, é necessário realizar outras pesquisas.
Alternativa 2:
Através da criação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, foi possibilitada a garantia de acesso às informações do Poder Público para os cidadãos da sociedade.
Alternativa 3:
É direito dos cidadãos ter acesso de receber informações de interesse particular incluindo aquelas que são consideradas sigilosas para segurança do Estado e da sociedade.
Alternativa 4:
Para que o governo possa avaliar as políticas educacionais e propor novos objetivos, é necessário realizar diagnósticos regionais, a fim de encontrar a singularidade.
Alternativa 5:
Alguns princípios norteiam e dão base para a administração pública, sendo eles: a legalidade, a publicidade, a imoralidade, e eficiência e pessoalidade.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 4:Para que o governo possa avaliar as políticas educacionais e propor novos objetivos, é necessário realizar diagnósticos regionais, a fim de encontrar a singularidade.
Explicação:
Os indicadores sociais são usados pelo governo para aferir todos os parâmetros sociais, inclusive os relacionados a educação para propor novos objetivos, estratégias, métodos e até mesmo mudanças curriculares (alternativa 4).
Indicadores sociais e educação
Infelizmente o governo não consegue utilizar bem esses indicadores, a várias décadas a educação brasileira é tida como uma das piores do mundo e as mudanças que são feitas não trazem melhoras.
Em 2020 a educação brasileira ficou em último lugar no ranking de competitividade, e em 2018 (como em todas as edições do PISA), o Brasil fica nas últimas posições.
Venha estudar mais sobre os indicadores sociais
https://brainly.com.br/tarefa/15226545
#SPJ2