"As artes, pelas suas potencialidades integradoras, oportunizam ao ser humano o desenvolvimento de competências para a vida, sejam elas cognitivas (aprender a conhecer), sociais (aprender a conviver), produtivas (aprender a fazer) ou pessoais (aprender a ser), pois, há uma experiência estética viva e que favorece a inter e transdiciplinaridade, seja como disciplina em uma instituição de ensino ou como tema/método numa ação transversal" (WENDELL, 2010, s/p).
Soluções para a tarefa
Resposta:
FALSO: I. A arte não é contemplada na BNCC, pois verifica-se a necessidade de trabalhar outras habilidades.
VERDADEIRO: II. A arte é parte fundamental para promover experiências e trabalhos inter e transdisciplinar.
FALSO: III. A vivência da arte na escola não promove a inclusão e nem uma formação acadêmica.
VERDADEIRO: IV. A arte na escola promove a inclusão de experiências e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o aluno.
Resposta:
Explicação:
A BNCC apresenta a arte como uma de suas potencialidades integradoras, a qual está inclusa, na proposta de promover experiência e habilidades essenciais aos alunos, associadas à uma perspectiva de subjetividade (Alternativa 3).
I. Falso. A arte é contemplada na BNCC, sendo uma das competências fundamentais para o aprendizado dos alunos.
II. Verdadeiro. A arte compreende uma área essencial e mandatória, associada a experiências e trabalhos transdisciplinares.
III. Falso. A vivência da arte é capaz de potencializar a formação acadêmica, assim como garantir maior inclusão, por meio do respeito pelas diferenças.
IV. Verdadeiro. A arte é capaz de estimular a subjetividade, uma das habilidades essenciais.
Resposta:
Apenas II e IV estão corretas
Explicação: