As análises sobre o problema do desenvolvimento, desde os anos 50 giram em torno da nossa relação com outros países. Tanto o desenvolvimentismo, como a abertura ao capital estrangeiro foram estratégias recorrentes nas nossas políticas econômicas. Com relação ao Brasil em face ao sistema capitalista, considere as afirmativas abaixo referentes ao posicionamento dos sociólogos da Escola Paulista de Sociologia:
l- Florestan Fernandes culpava o atraso do desenvolvimento do país ao sistema capitalista internacional pela exploração do povo e pela manipulação da burguesia nacional. Por isso era preciso romper com o sistema.
Il- Fernando Henrique Cardoso defendeu que o desenvolvimento do pais estava ocorrendo com ganhos econômicos reais para vários setores da sociedade e o capital estrangeiro era bem vindo.
Ill- A CEPAL (Comissão Econômica para América Latina) apostava na industrialização nacional promovida pelo Estado para superar a condição de subdesenvolvimento e superação da dependência do sistema capitalista internacional.
IV - Fernando Henrique Cardoso pregou a inviabilidade do capitalismo, por isso defendia a revolução socialista como única alternativa para superação do subdesenvolvimento.
Estão corretas as afirmativas:
a. I, II e III
b. I e III
c. I, III e IV
d. II e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
acredito ser a letra A.....I, II, e III.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás