As amoreiras se desenvolvem melhor em solos cujo pH é ligeiramente ácidos e em clima frio. O agricultor que tenha interesse em plantar amoras deve fazer um estudo para identificar o pH de suas terras e, se necessário, adequar o pH do solo para receber as mudas.
Considere que um agricultor tenha um solo básico e queira plantar amoras.
O sal adequado para tratar o solo de forma a permitir o crescimento das amoreiras está indicado em:
A
NaH2PO4.
B
Ca(OH)Cℓ.
C
KHSO3.
D
Al(OH)2Cℓ.
E
Na2S.
Soluções para a tarefa
Sal adequado para tratar o solo de forma a permitir o crescimento das amoreiras esta indicado em a)NaH₂PO₄
E necessario ter um sal acido para adicionar ao solo basico, tornando-o mais acido.
As letras B, D e E estao indicando sais basicos, ou seja, irao tornar o solo ainda mais basico, nao servem para a producao de amoras.
Resou as letras A e C, vejamos:
C)KHSO₃
O Bissulfito de potassio possui certas restricoes quanto a utilizacao com alimentos: apresenta um limite maximo de utilização de 0,03 g de por 100g ou 100mL como conservante em polpas e pures de vegetais. Ou seja, nao e aconselhavel sua utilizacao no solo.
Ja o A)NaH₂PO₄ e utilizado na produção de queijos, como estabilizador na cor de ovos congelados, em gelatinas, na lavagem de frutas e verduras (sendo um agente que evita a oxidação), portanto, parece um sal seguro para a utilizacao no solo, para torna-lo acido, assim, temos que o:
Sal adequado para tratar o solo de forma a permitir o crescimento das amoreiras esta indicado em a)NaH₂PO₄, fosfato monossodico.