As alterações numéricas correspondem à perda ou ao acréscimo de um ou mais cromossomos e podem ser de dois tipos: euploidias e aneuploidias. O termo ploidia refere-se ao número de genomas representado no núcleo, sabendo-se que genoma é todo material genético haploide de qualquer organismo. As euploidias são:
Soluções para a tarefa
Respondido por
79
Resposta:
São alterações que envolvem todo o genoma, originando células cujo número de cromossomos é um múltiplo exato do número haplóide característico da espécie.
Explicação:
Respondido por
19
As euploidias são definidas como as perdas ou acréscimos de genomas, caso contrário temos a aneuploidia na qual é apenas um ou alguns cromossomos.
Euploidia é o estado celular no qual a célula tem um ou mais conjuntos completos de cromossomos; dependendo da espécie, os cromossomos sexuais são excluídos.
Assim, indivíduos com euploidia podem ou não ter um número anormal de "conjuntos" cromossomos homólogos diferente do normal. A euploidia pode ser de dois tipos:
- Monoploidia: aquela possuída por organismos haploides (n); isso significa que eles têm apenas um único cromossomo de cada tipo.
- Poliploidia: possuída por indivíduos com vários conjuntos completos de cromossomos homólogos.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29387344
Anexos:
Perguntas interessantes