as afirmativas abaixo é incorreto afirmar que:
A filosofia consiste em pensar sobre o pensamento. Isto permite-nos sublinhar o caráter de segunda ordem da disciplina e tratá-la como uma reflexão sobre gêneros particulares de pensamento — formação de crenças e de conhecimento — sobre o mundo ou porções significativas do mundo.
A filosofia consiste em pensar racional e criticamente, de modo mais ou menos sistemático sobre a natureza do mundo em geral metafísica ou teoria da existência, a justificação de crenças epistemologia ou teoria do conhecimento, e a conduta de vida a adaptar ética ou teoria dos valores. Esta é uma definição mais pormenorizada, mas ainda assim incontroversa e abrangente.
A filosofia merece ser valorizada por si própria, e não por seus efeitos indiretos de ordem prática. E a melhor maneira de assegurarmos esses bons efeitos práticos é nos dedicarmos em encontrar a verdade, buscando-a desinteressadamente.
A ética, ou filosofia moral, no sentido mais inclusivo, pretende desarticular, de uma forma racional e sistemática, as regras ou princípios subjacentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira é a incorreta!
Explicação:
A filosofia não pode ser considerada como uma simples reflexão sobre gêneros particulares de pensamento. Também, não se pode dizer que a filosofia busca o estabelecimento de crenças, visto que, filosofia não é religião. A filosofia em si, é muito mais abrangente do que a forma em que está sendo caracterizada na primeira sentença, ou seja, ela não pode "ser sublinhada com um caráter de segunda ordem".
Se observarmos o que nos diz a segunda sentença, podemos ter um mente o quanto a filosofia pode ser abrangente, i.e., além de consistir na forma mais pura do pensamento racional e crítico, ela também dá conta de campos específicos do conhecimento, como a metafísica, a epistemologia, gnosiologia, ética, existencialismo, etc. Tudo o que foi dito, demonstra a importância da disciplina num ambiente escolar, o que é totalmente contrário a afirmação da primeira sentença...