As afirmativas a seguir referem-se ás reflexões de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber acerca das relações entre sociedade e indivíduo. Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
I. A teoria socióloga de Émile Durkheim, priorizando os fatos sociais, concebe os indivíduos como seres cujos pensamentos e condutas são profundamente determinados por valores e normas que lhes são exteriores.
II. A teoria sociológica de Max Weber, sublinhando as possibilidade da sociedade sobre os indivíduos, explica as ações sociais como expressões singulares da consciência coletiva interiorizado no plano da individualidade.
III. A teoria social de Karl Marx, consumir fazendo os conflitos sociais, compreende os indivíduos com base nas relações sociais de produção, ou seja, as disposições individuais são definidas pela estrutura socioeconômica e pelas classes sociais
IV. A teoria sociólogica de Max Weber, elegendo as ações sociais como ponto de partida para a compreensão das relações sociais, destaca os indivíduos como seres que fazem escolhas orientadas por seus valores e ideias
V. A teoria sociológica de Émile Durkheim compreende a coesão social com produto de conjunto de relações sociais protagonizadas pelos indivíduos que, com elevado grau de autonomia, fundamentam a vida em sociedade
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Todas estão corretas.
A partir da introdução da crítica no pensamento humano, as ciências foram evoluindo, e, se dividindo em elementos comuns em diferentes áreas de conhecimento.
A sociologia nasce da filosofia, como uma ferramenta de busca pelo entendimento social e do indivíduo em sociedade, e, assim, nascem a sociologia política, cultural e antropologia, que visam a busca por compreensão do homem em seu espaço, e, como a política promove ações positivas ou negativas, como uma ciência.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás