As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil: I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria preciosa. II. Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam. III. Por não se identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais representativos desse estilo não aludam aos mitos daquela época.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III.
Explicação:
Todas as afirmações se referem a particularidades do Parnasianismo brasileiro. No poema “Profissão de fé”, Olavo Bilac compara o trabalho do poeta ao do ourives. Por meio do apego formal e da objetividade, os parnasianos combatiam o sentimentalismo do Romantismo, valendo-se, para isso, de temas e figuras da Antiguidade Clássica.
Sobre o Parnasianismo, as opções corretas são estas: I e II. Assim, a resposta a ser assinalada é a letra B.
Parnasianismo
Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar que Olavo Bilac comparou a poesia parnasiana à lapidação perfeita de pedras preciosas de um ourives. Isso porque o que importava era a “arte pela arte”. Assim, o item I está correto.
Por preservar mais a forma, o Parnasianismo se distanciava da subjetividade dos românticos. Além disso, ele se desenvolveu no mesmo contexto do Realismo e do Naturalismo. O item II está, então, correto.
Os parnasianos identificarem com os ideais da antiguidade clássica; por isso, a alusão a mitos greco-romanos é tão comum. Assim, o item III está errado.
Saiba mais sobre parnasianismo em: https://brainly.com.br/tarefa/28900336
#SPJ2