Ed. Física, perguntado por ednalvaap2000, 1 ano atrás

Artes dos anos 90 resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por euemme
1

Resposta:

Anos 90

O Rei do Pop visita o Brasil duas vezes: em 1993 para uma apresentação da Dangerous Tour em São Paulo, no Morumbi e em 1996 para gravar um clipe na Bahia e no Rio de Janeiro, “Don't care about”.

Com a ajuda da nova emissora de televisão MTV, o rock volta às paradas com o estilo grunge, popularizado em grupos como Nirvana e outros grupos de Seattle, como: Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e Stone Temple Pilots.

O pop começa a revelar grandes vozes ao mundo, como: Celine Dion, Mariah Carey e Whitney Houston, cantoras que emplacaram suas músicas na Billboard.

O pop teen começado no fim dos anos 20 retorna com força pelas Spice Girls, que foi um dos maiores fenômenos da música da época, juntamente aos: Backstreet Boys, Shakira, Christina Aguilera e Britney Spears.

A Rainha do Pop Madonna vem ao Brasil pela primeira vez com sua turnê The Girlie Show, em 1993. Com duas apresentações, uma em São Paulo, no Morumbi; e outra no Rio de Janeiro, no Maracanã.

A cultura rave populariza trance, techno e música eletrônica.

Os artistas country, como: Garth Brooks, Shania Twain, LeAnn Rimes, Faith Hill e Tim McGraw, vendem milhões nos EUA.

O reggae brasileiro entra para as paradas com Cidade Negra, e também com grupos "reggae rock", como Skank.

O rock nacional revela vários nomes; dos mineiros Jota Quest e Pato Fu, ao mangue beat de Chico Science & Nação Zumbi, passando pelos Raimundos, Mamonas Assassinas e Charlie Brown Jr.

No heavy metal, destaque para o Sepultura e para os paulistas do Angra. No hard rock nacional, destaca-se o Dr. Sin e Golpe de Estado.

Gêneros brasileiros, como: pagode, axé e sertanejo passam a ultrapassar o rock em vendagem no Brasil.

Aumenta o número de programas centrados na faixa dos 20 a 30 anos, como: Plantão Médico, Beverly Hills, Barrados no Baile e Seinfeld.

A animação para televisão se revitaliza de personagens novos (Animaniacs, Tiny Toons), clássicos (Garfield e Amigos), super-heróis (começando com Batman e Homem Aranha) e adaptações de personagens de videogame como Sonic e Mario. Power Rangers, Tartarugas Ninja e Barney popularizam-se entre as crianças.

Mais desenhos adultos são feitos, como: Os Simpsons, Ren & Stimpy, Beavis and Butt-Head, South Park entre outros.

Com o fim da censura no final da década anterior, as telenovelas passam a abordar temas mais sérios, com maior frequência, como a homossexualidade (em A Próxima Vítima e Torre de Babel); a reforma agrária (O Rei do Gado), entre muitos outros, que são discutidos com mais naturalidade e melhor aceitos pela sociedade no geral.

Videogames se aperfeiçoam, com Sega e Nintendo brigando pelo mercado no começo da década, e a entrada da Sony com o PlayStation.

Jogos para computadores acompanham a popularização dos PCs, como Doom e Civilization.

Inicia-se a febre Pokémon, que contagia crianças do mundo todo.

O Tamagochi vira moda no fim da década. Começa o download de músicas em MP3.

Seguindo o grunge, cabelos grandes e desarrumados, camisas de flanela e jeans rasgados se tornam um "uniforme".

Arte corporal, como tatuagem e piercing.

  • Esportes radicais experimentam aumento de popularidade, e ganham torneio atual na ESPN, os X-Games.

Respondido por alexandreyure359
0

Resposta

A arte pós-moderna dos anos 90 foi caracterizada por uma mentalidade de fim de século, não muito diferente da que conviveu -especialmente na Europa- com o nascimento do Modernismo durante a transição do séc. XIX para o séc. XX.

Perguntas interessantes