ARTE ROMANA
Costuma-se dizer que a arte romana copiou a arte grega, mas isso é apenas parcialmente verdade. Os romanos conquistaram um vasto território desde a Europa até a Ásia e assimilaram a cultura dos povos conquistados, principalmente o da cultura grega. Mas, com o passar do tempo, adaptaram essas culturas ao seu próprio modo de vida e necessidade A população da cidade de Roma era muito grande e, consequentemente, havia a necessidade de se construir prédios públicos de grandes proporções para abrigar o maior número de pessoas. Desse modo, os romanos, que admiravam as colunas gregas (que serviam de sustentação para a cobertura), desenvolveram uma forma de construção em que as colunas passam a ser apenas decorativas. Utilizaram o arco e a abóbada, recursos arquitetônicos desconhecidos pelos gregos e egípcios, mas transmitidos aos romanos pelos etruscos. A utilização de arcos e abóbadas proporcionou às construções amplos espaços internos. Como exemplo de arquitetura romana, podemos citar o Coliseu e o Panteão. No Coliseu, aconteciam jogos e batalhas entre gladiadores. O Panteão, templo construído no século II, é o maior exemplo do uso de abóbadas na arquitetura romana. O material utilizado em sua edificação é uma massa obtida da mistura de cinza vulcânica, água e cal (semelhante ao atual concreto). Em relação à escultura, os artistas romanos retratavam as pessoas com muita fidelidade (mostrando sempre os seus sentimentos), ao contrário dos gregos, que retratavam com um ideal de beleza. A arte romana também se fez presente na decoração. Se observarmos as ruínas da cidade de Pompéia (destruída pelo vulcão Vesúvio), veremos o luxo das casas com suas paredes decoradas, mosaicas e utensílios domésticos. A Antiguidade clássica, ou seja, a arte greco-romana, foi de tão grande beleza e importancia que serviu de modelo para outros estilos artísticos durante a História da humanidade. Foi um verdadeiro "casamento” entre o gosto romano e a habilidade grega. Suas obras nos fascinam até hoje.
QUESTIONÁRIO
1) No que consistia basicamente a arquitetura grega?
2) Escreva sobre as características da coluna dórica, jônica e corintia.
3) Quais materiais eram utilizados frequentemente pelos gregos, para fazerem suas esculturas?
4) Como eram feitas as decorações das cerâmicas gregas?
5) o que a arte grega valorizava predominantemente?
6) Cite dois recursos arquitetônicos utilizados pelos romanos e que os gregos não utilizavam. 7) Relate as diferenças entre a escultura humana feita pelos romanos e pelos gregos.
8) Como é conhecida a arte surgida com a junção da arte grega e da arte romana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
2)A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada.
3)mármore, bronze, pedra, madeira e terracota.
4)Inicialmente, como naquele vaso com as figuras geometrizadas, o fundo era claro e as figuras negras. Acontece que os coríntios queriam aumentar a complexidade das cenas que pintavam e sobrepor as figuras, para tanto inventaram a técnica do fundo negro e das figuras vermelhas.
5) O homem
6)Aquedutos, termas romanas, pontes, mercados e anfiteatros
7)A escultura romana era utilizada como manifestação das sociedades de mais alta classe no Império Romano, em casas, vilas e como modo de promover a política. ... A escultura grega tem caráter realista, que enaltece nervos, músculos, pele, sentimentos e expressões de cunho religioso, além de tratar do meio esportivo.
8): A Arte Romana foi influenciada pela cultura grega e pela etrusca.
Explicação:
<3