Artes, perguntado por rita12344, 11 meses atrás

arte na idade média resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por welington360p4d6vs
5

amigao segue ai dados da wikkipedia

[...A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa.

-Alta Idade Média, Europa, entre século XI a século XIII.  

- Arquitectura com influências romanas, arco de volta-perfeita, abóbada, planta basílical, mosteiros (Ordem de Cluny), castelos, estilo defensivo. Tectos em abóbada que substituíram os tectos de madeira; Paredes muito espessas e por muito poucas janelas, todas elas de pequeno tamanho; Paredes suportadas e consolidadas por contrafortes gigantes para dar sustentação ao edifício; A consolidação dos arcos ser feita por meio de abóbadas de cruzamento.

arte bizantina....- Arte cristã do Império Romano do oriente, desde a transição da capital para Constantinopla à sua conquista em 1453 pelos turcos.  

- Influência da arte romana e da arte oriental.  

- Arquitectura religiosa (cúpula), pintura e mosaico de carácter bidimensional e simbólico (ícones).

Durante a Idade Média os templos (igrejas, catedrais) e outros edifícios tinham planta de cruz latina ou em basílica.

No estilo Românico os principais materiais utilizados para a construção de edifícios eram a pedra e o tijolo. Na altura os tetos dos edifícios eram de madeira e, por causa disso , havia muitos incêndios. Por esta razão, esses tetos de madeira foram substituídos por abóbadas. Devido a estas abóbadas (de estilo bizantino) as paredes tiveram de se tornar espessas para sustentar tanto peso. Para as sustentar era necessário o uso de contrafortes em abundância. Para que os edifícios não se desmoronassem, o uso de janelas e vitrais passou a ser tão reduzido que quase não se notava os detalhes do interior dos edifícios, pelo facto de haver pouca luminosidade.

No estilo Gótico os edifícios passaram a ser mais altos, mas menos extensos. Com o surgimento das abóbadas de nervuras, através dos arcos ogivais, foi possível a construção de igrejas mais altas, com longas torres. Esses arcos, aparentes no seu interior, ressaltaram a impressão de altura e verticalidade.

Outra novidade foram os pilares, que dispensaram as grossas paredes com janelas estreitas e permitiram a construção de paredes com grandes áreas de vitrais coloridos.

Esses vitrais deixaram passar a luz do sol e criaram um ambiente interno cheio de cores, transmitindo intensa espiritualidade.

A fachada gótica era feita com três portais, e cada um levava a uma nave diferente. Sobre o portal central, era construída uma janela redonda chamada rosácea, uma marca do estilo gótico...]

amigo é bom que vc destaque no resumo a respeito da influencia da igreja nesse contexto ok, saiba que esse momento a igreja se tornou uma agencia regulamentadora do estado em maior parte, na europa isso so veio a ter uma ruptura atraves do movimento do renascentrismo e iluminismo ok. Bom resumo.

Perguntas interessantes