Arte do desenho manual das letras e palavras. Território híbrido entre os códigos verbal e visual. A caligrafia está para a escrita como a voz está para a fala. A cor, o comprimento e espessura das linhas, a disposição espacial, a velocidade dos traços da escrita correspondem a timbre, ritmo, tom, cadência, melodia do discurso falado. Entonação gráfica. Assim como a voz apresenta a efetivação física do discurso (o ar nos pulmões, a vibração das cordas vocais, os movimentos da língua), a caligrafia também está intimamente ligada ao corpo, pois carrega em si os sinais de maior força ou delicadeza, rapidez ou lentidão, brutalidade ou leveza do momento de sua feitura. Em Caligrafia, o autor a) estabelece uma relação de causa e efeito entre caligrafia e voz. b) sugere uma relação de oposição entre caligrafia e voz. c) projeta uma relação de gradação entre caligrafia e voz. d) apreende uma relação de analogia entre caligrafia e voz.
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Em Caligrafia, o autor:
d) apreende uma relação de analogia entre caligrafia e voz.
Para o autor, "a caligrafia está para a escrita como a voz está para a fala".
Portanto, estabelece-se uma comparação entre a caligrafia e a voz.
Elas teriam a mesma função, que é dar um corpo ao discurso, efetivando-o fisicamente.
O timbre, ritmo, tom, cadência, melodia do discurso falado, que formam a voz, correspondem à cor, ao comprimento, à espessura das linhas, à disposição espacial, à velocidade dos traços, que formam a caligrafia.
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