Arte Barroca: contexto histórico e características
A arte barroca foi uma corrente que teve como berço de origem a Itália. Surgido no fim do século XVI, esse movimento artístico foi difundido para outros países da Europa e logo chegou à América Latina.
Marcada pela exuberância, a proposta e a estética da arte barroca se assemelham às do renascimento, visto que as duas correntes promoviam a beleza e exaltavam elementos da antiguidade. No entanto, enquanto a primeira enfatizava o equilíbrio entre a emoção e a razão, promovendo um formato consciente de arte; a segunda ressaltava o dinamismo, a emoção e a dramaticidade.
O estilo barroco não dominou só a arte, também influenciou a arquitetura, o design de interiores, a música e a literatura. Para saber mais sobre o assunto, entender o contexto histórico do barroco e conhecer seus principais artistas e obras, basta continuar lendo!
Contexto histórico do barroco
O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época. Logo, a arte barroca surgiu como uma resposta da Igreja Católica para não perder sua hegemonia.
Assim, para diminuir o poder do protestantismo da renascença, que apresentava um caráter mais racional e que prestigiava a ciência, o barroco na arte teve seu início. Dessa forma, com o intuito de propagar a fé católica e reafirmar os valores cristãos, esse movimento estimulou a dramaticidade em suas obras para impactar seus espectadores.
Principais características do barroco
O barroco apresenta características heterogêneas. Afinal, esse estilo foi disseminado em lugares diferentes do mundo. Sendo assim, sua produção reflete aspectos de cada localidade. No entanto, o barroco conta com algumas características marcantes. São elas:
• A tentativa de comover e impressionar o observador;
• O prestígio dos elementos religiosos;
• A exuberância e a dramaticidade;
• Jogos de luz que apresentam fortes contrastes entre luz e sombra;
• Pinturas que promoviam efeitos ilusionistas;
• A riqueza de detalhes;
• O exagero decorativo;
• A prevalência das curvas em detrimentos de elementos geométricos;
• Uma iconografia dramática e óbvia;
• Linguagem refinada;
• Pessimismo.
Atividade
2. QUAL A PROPOSTA E A ESTÉTICA DA ARTE BARROCA? *
3. A QUAL PERIODO ARTISTICO SE ASSEMELHA A ARTE BARROCA? *
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
02.Não dominou só a arte, também influenciou a arquitetura, o design de interiores, a música e literatura.
03.Renascimento.
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás