Direito, perguntado por Direitoajuda, 6 meses atrás

Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.

Quanto a impugnação ao cumprimento de sentença analise as premissas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Quando o executado alegar que o exequente, em excesso de execução, pleiteia quantia superior à resultante da sentença, cumprir-lhe-á declarar de imediato o valor que entende correto, apresentando demonstrativo discriminado e atualizado de seu cálculo.

II. A apresentação de impugnação não impede a prática dos atos executivos, inclusive os de expropriação, sem a possibilidade de concessão de efeitos suspensivos.

III. Ainda que atribuído efeito suspensivo à impugnação, é lícito ao exequente requerer o prosseguimento da execução, oferecendo e prestando, nos próprios autos, caução suficiente e idônea a ser arbitrada pelo juiz.

Escolha uma:
a.
Apenas III está correta

b.
Estão corretas I e III

c.
Estão corretas I e II

d.
Apenas I está correta

e.
Estão corretas II e III

Soluções para a tarefa

Respondido por DaxGoulart
4

Resposta:

Estão corretas as alternativas I e III.

Explicação:

Art. 525, CPC:

Alternativa I, correta: § 4º Quando o executado alegar que o exequente, em excesso de execução, pleiteia quantia superior à resultante da sentença, cumprir-lhe-á declarar de imediato o valor que entende correto, apresentando demonstrativo discriminado e atualizado de seu cálculo.

Alternativa II, incorreta: § 6º A apresentação de impugnação não impede a prática dos atos executivos, inclusive os de expropriação, podendo o juiz, [...], atribuir-lhe efeito suspensivo, se seus fundamentos forem relevantes e se o prosseguimento da execução for manifestamente suscetível de causar ao executado grave dano de difícil ou incerta reparação.

Alternativa II, correta: § 10. Ainda que atribuído efeito suspensivo à impugnação, é lícito ao exequente requerer o prosseguimento da execução, oferecendo e prestando, nos próprios autos, caução suficiente e idônea a ser arbitrada pelo juiz.

Perguntas interessantes