Arquivos
2)
As danças tradicionais são inúmeras e variadas e, portanto, não pode existir apenas uma forma para ensiná-las. É preciso dialogar com a estrutura da dança para se criar pontes que permitam vivenciar a dança tradicional, mesmo em uma sala de aula, seja na escola, na academia ou no centro cultural do bairro. E, para isso, é preciso levar em conta que as danças populares são construídas em contextos específicos, que são indicadores da corporeidade e dinâmicas que se materializam como dança. (VICENTE; SOUZA, 2011, p. 5)
Enumere as características das danças tradicionais apresentados na coluna 2, de acordo com o nome da correspondente da coluna 1 e assinale a alternativa correta.
Coluna 1
(I) CAVALO MARINHO
(II) BUMBA MEU BOI
(III) FREVO
(IV) MARACATU
(V) CIRANDA
(VI) SAMBA DE RODA
Coluna 2
( ) Traz a coletividade, o dançar junto, todos se olham, se apoiam e se juntam para a realização de movimentos que conversam entre si.
( ) Uma manifestação tradicional em que predomina a presença de senhoras, muito diferente das manifestações do carnaval carioca, mais popularmente difundido.
( ) O cenário passa longe da formalidade e dos trajes sociais característicos dos ambientes da música erudita; ao contrário, prevalecem o colorido e as roupas frescas de verão.
( ) A dança tem uma marcação forte e pesada, que vem do pulso bem definido pelas enormes alfaias.
( ) Nos folguedos do boi, os grupos de brincantes cujas dimensões, indumentárias e formação característica diferem em muito, reúnem-se para brincar em torno de um boi-artefato bailam-te e, assim fazendo, rivalizam entre si.
( ) É uma representação de uma sequência cênica, na qual as figuras são chamadas ao centro do terreiro de terra batida.
Assinale a sequência correta:
Soluções para a tarefa
(V ) Traz a coletividade, o dançar junto, todos se olham, se apoiam e se juntam para a realização de movimentos que conversam entre si.
(VI ) Uma manifestação tradicional em que predomina a presença de senhoras, muito diferente das manifestações do carnaval carioca, mais popularmente difundido.
( III) O cenário passa longe da formalidade e dos trajes sociais característicos dos ambientes da música erudita; ao contrário, prevalecem o colorido e as roupas frescas de verão.
( I) A dança tem uma marcação forte e pesada, que vem do pulso bem definido pelas enormes alfaias.
(II) Nos folguedos do boi, os grupos de brincantes cujas dimensões, indumentárias e formação característica diferem em muito, reúnem-se para brincar em torno de um boi-artefato bailam-te e, assim fazendo, rivalizam entre si.
( IV) É uma representação de uma sequência cênica, na qual as figuras são chamadas ao centro do terreiro de terra batida.
Olha não garanto que esteja tudo certo não, mas eu tentei e espero ter ajudado;)