Arquimedes de Siracusa (287-212 a.E.C.), em sua obra "Sobre as medidas do círculo", aplica o Método de Exaustão de Eudoxo (com um aprimoramento) para calcular a área do círculo. Com esse procedimento, Arquimedes calculou uma boa aproximação para o valor de π. O procedimento aplicado por Arquimedes para obter a área do círculo consiste em:
usar polígonos regulares inscritos e circunscritos no círculo e ir dobrando o número de lados desses polígonos. Assim, conforme aumenta-se o número de lados dos polígonos inscritos e circunscritos, suas áreas se aproximam da área do círculo.
inscrever polígonos regulares no círculo e ir dobrando o número de lados desses polígonos inscritos até que a diferença entre a área do círculo e a área do polígono inscrito se torne menor do que qualquer quantidade dada.
inscrever um polígono regular de 12 lados no círculo e calcular a área desse polígono. Dessa forma, a área do polígono será uma aproximação para a área do círculo.
circunscrever um polígono regular de 24 lados no círculo e calcular a área desse polígono. Dessa forma, a área do polígono será uma aproximação para a área do círculo.
circunscrever polígonos regulares no círculo e ir dobrando o número de lados desses polígonos circunscritos até que a diferença entre a área do círculo e a área do polígono circunscrito se torne menor do que qualquer quantidade dada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
acredito ser essa a resposta certa
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Administração,
10 meses atrás