Filosofia, perguntado por anysalles68, 8 meses atrás

Aristóteles foi o mais eminente aluno de Platão, porém, enquanto muitos acreditavam que ele tomaria conta da escola de seu mestre, Aristóteles optou por abrir a sua própria escola de filosofia por desacreditar de boa parte das teorias de seu mestre, chegando a afirmar-se como “amigo se Platão, mas mais amigo da verdade”. Sobre a diferença entre as filosofias de Platão e Aristóteles, assinale a alternativa que for correta.

A) Aristóteles discorda da tese fundamental de toda a filosofia Platônica e grega de que existe uma diferença ontológica entre aparência e essência. Desta forma, Aristóteles afirma que não é possível sustentar a diferença entre duas formas de conhecimento distintas como queria Platão, e afirma que apenas existe o conhecimento racional possível através da abstração e do entendimento.

B) Aristóteles afirma que não há separação de mundos, pois os conhecimentos sensível e inteligível não estão completamente separados. Para ele, aquilo que latão teria colocado no mundo das Ideias estaria presente no próprio mundo material, porém não poderia ser apreendido pelos sentidos, e sim pela razão que, por meio da abstração, conhece a essência das coisas a partir da sua aparência.

C) Aristóteles concorda com Platão sobre a existência de duas formas de conhecimento que, por sua vez, justificam a separação de dois mundos distintos, que são o mundo sensível e o mundo das ideias. Para Aristóteles, entretanto, o mundo sensível seria compreendido não pela experiência, e sim pela razão. Desta forma, todos os conhecimentos particulares e opiniões deveriam passar pelo crivo do conhecimento racional para serem tomados como verdade absoluta.

D) Segundo a filosofia de Aristóteles, a razão humana seria incapaz de alcançar o mundo das Ideias, diferentemente da filosofia de Platão. Por isso Aristóteles que todo conhecimento deve partir da experiência, pois só através dela é que o ser humano poderia se orientar no processo de aprendizagem, mas nunca chegaria a conhecer a essência das coisas.

E) Platão e Aristóteles, a pesar de discordarem sobre o funcionamento da razão no processo de obtenção de conhecimento, concordam sobre a capacidade de se chegar à essência das coisas por meio da inteligência. Enquanto Platão defende que isso seria possível graças à possibilidade da razão de abstrair conceitos universais a partir da análise e comparação dos objetos da experiência, Aristóteles acredita que somente seremos capazes de alcançar a essência quando nos afastamos da experiência e buscamos conhecer as coisas apenas por meio da razão, sem nenhuma interferência do conhecimento sensível.

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquesrocha2019
0

Resposta:

D

Explicação:

A. Errada. Aristóteles não discorda de todas as ideias de Platão. Inclusive, Aristóteles foi seu discípulo e o seguia antes da sua morte.

B. Errada. Para Aristóteles, não existe o mundo das ideias, exposto por Platão. Além do mais, Aristóteles era empiristas e acreditava na compreensão por meio dos sentidos.

C. Errada. Aristóteles não acreditava que existia dois mundos. Inclusive, naquela emblemática imagem em que Platão e Aristóteles estão juntos... Platão está com o dedo levantado, expressando que a verdade não está aqui, e sim no mundo das ideias. O gesto feito por Aristóteles é o oposto, afirmando que a verdade está entre nós...

E. Errada. Platão acreditava que a razão é geradora do conhecimento. E Aristóteles, apesar de ser empirista, via a razão como elemento importante para esse aspecto. O que desvenda outro erro nessa alternativa. Aristoteles não diz que é pra nós afastarmos da experiência. Além disso, a razão para ele não é 100% verdadeira e única. Logo, não é o único caminho.

Obs: percebe- se que nas alternativas, tem informações corretas, mas que uma ou outra palavra errada/oposta elimina toda a alternativa. Muitas vezes, tem mais de uma alternativa correta, porém só uma responde exatamente ao que o comando da questão pede.

Perguntas interessantes