Filosofia, perguntado por talitasoaresita, 4 meses atrás

Aristóteles e a vida na pólis

Nesse contexto da organização das polis, a filosofia grega clássica se estabeleceu. Um de seus principais pensa- dores Aristoteles (384 a C.-322 aC.) buscou compreender a totalidade das relações existentes na realidade, desde o entendimento de compostos inorgânicos até os seres humanos e outros seres vivos. Em sua obra Politica, Aristoteles pretendeu investigar formas de organização politica adequadas a realização do bem viver da comunidade. Leia um trecho dessa obra a seguir.
il a cidade é uma criação natural, homem é por natureza um animal
social
l...) Na ordem natural a cidade tem precedência sobre a família e sobre cada um de nos individualmente, pois o todo deve necessariamente ter preceden- cia sobre as partes
(..) DEVAlbum Foto Palazzo Attertips Museu Nacional Romana Roma Fotografia G Dich Ort Os bens são um dos elementos constituintes da família e a arte de enrique- cer é parte da função do chefe de familia ... Da mesma forma que nas ativi- dades diferenciadas os obreiros devem ter os instrumentos apropriados à execução de seu trabalho, o chefe de familia deve ter seus próprios instrumen- tos.
[..) assim, os bens são um instrumento para assegurar a vida, a riqueza é um conjunto de tais instrumentos, o escravo é um bem vivo, e cada auxiliar é por assim dizer um instrumento que aciona os outrosinstrumentos.

Com base na leitura do texto, responda as questões no caderno
a) Como Aristóteles define o ser humano? b) De que lorma Aristoteles compreende a relação entre individuo e sociedade?
c) Como Aristoteles descreve os escravos na sociedade grega?
d) O conceito de individuo da Grécia Antiga abarca todos os seres humanos? Justifique sua resposta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por levelupgamerporra
1

a)Aristóteles define o ser humano como um animal político (zoon politikon), ou seja, como aquele que não é capaz de viver sozinho, que precisa de seu semelhante para existir e para se realizar. Portanto, a convivência humana resulta dessa necessidade de não estar só, de viver em comunidade.

b)A comunidade tem precedência em relação aos seus membros (“[...] a cidade tem precedência sobre a família e sobre cada um de nós individualmente”). O indivíduo é definido por meio da relação de pertencimento ao grupo que lhe é naturalmente dado, segundo seu lugar e situação social de nascimento.

c)O escravo é considerado “um bem vivo”; ele não possui uma identidade individual e humana. Como pertence a outra pessoa, é um ser não livre. Sua relação com a comunidade decorre unicamente do fato de ser posse de um homem livre, o cidadão que é pessoa plena porque participa da vida política de sua comunidade. Portanto, é uma condição material da produção das coisas de que a comunidade e seu senhor necessitam.

d)Não. O conceito de individuo da Grécia Antiga não abarca todos os seres humanos.

A vida política na Grécia Antiga

Na esfera política grega, os cidadãos participavam dos assuntos de interesse público nas ágoras e assembleias realizadas. Contudo, nem todos tinham voz política, como, por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

A democracia ateniense se caracteriza pela visibilidade, pois os homens adultos apareciam e falavam nas assembleias; pela palavra e pela isonomia, uma vez que todos os homens tinham direito a se expressar através da oratória e da retórica.

Perguntas interessantes