argumentos sobre preconceito
Soluções para a tarefa
O resgate dessa memória e dessa história é importante não apenas para os alunos de ascendência africana, mas também para os alunos de outras ascendências étnicas, porque elas também têm seus aparelhos psíquicos afetados pela educação adulterada pela classe dominante. Além disso, essa memória não pertence somente aos afro-descendentes, ela pertence também a todos tendo em vista que a cultura da qual todos se alimentam cotidianamente é resultado das contribuições de todos os segmentos étnicos e raciais, que por motivos históricos foram obrigados a conviver em condições de desigualdade nesse "encontro" das civilizações.
O Brasil foi o último país do mundo colonial a abolir a escravidão, em 1888, vinte anos depois dos Estados Unidos ( 1868 ) e quarenta anos depois da França ( 1848 ).
Apesar de a abolição ter reconhecido formalmente o estatuto juridico do cidadão negro, na prática os direitos humanos continuaram a ser-lhe negados até hoje.
nas estatísticas fornecidas pelo IBGE, mostram que até nas escolas mais pobres das periferias brasileiras e dentro da mesma classe social a situação do aluno negro e mestiço é pior de todas em matéria de evasão e repetência escolares.
A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.Está na constituição de 1988: todos são iguais perante a lei. Mas, apesar da determinação, a liberdade plena dos indivíduos, muitas vezes, não funciona na prática. É nesse contexto que surgem as ações afirmativas - políticas que tentam garantir a igualdade entre todos os brasileiros. Elas consideram as diferenças existentes e instituem medidas para reverter distorções sociais.