Filosofia, perguntado por mpirescosentino, 11 meses atrás

Argumentos para derrubar o Liberalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por loris7
3
existe 4 argumentos muito utilizado
1_ imposto e roubo
2 _ sonegação é belo e moral
3_ em 1998 as pessoas faziam compras com apenas 100 reais
4_nao existe almoço grátis

bom um argumento melhor que eu cito é o primeiro


Você tem direito à sua propriedade privada, bem como à liberdade de gastar seu dinheiro da forma que quiser; são direitos que o liberalismo defende desde sempre, no entanto, o contrato social não é fonte somente de direitos mas também de deveres e pagar impostos é um dever. No momento em que aceitamos viver em sociedade e aceitamos que o estado é necessário para mantê-la, estamos também aceitando pagar o preço por isso. 

Outra falácia é dizer que somos obrigados a pagar impostos. Você é completamente livre para ir embora do país e procurar algum lugar da Terra onde a sociedade aceite acolhê-lo sem cobrar nada por isso; o imposto é somente o preço que você paga para ter um estado, se você não quer ter estado, ótimo, saia dos domínios do estado, você é livre pra isso.

Aliás, isso não seria nada diferente numa sociedade anarcocapitalista. Nela todas as porções de terra seriam divididas em propriedades privadas. Os donos dessas propriedades, tendo o direito de fazer com elas o que quisessem, seriam totalmente livres para cobrar um preço, uma forma de "estadia", de quem vive nelas. Qual a diferença disso para o imposto? Nenhuma.

Outro exemplo de dever que a sociedade impõe, apenas para mostrar a seriedade desse assunto, é o de cuidar dos filhos. Você não é obrigado a ter filhos, mas uma vez que eles nascem, você tem o dever de cuidar deles até que eles se tornem auto-suficientes. Mesmo que você não queira, você é obrigado a cuidar dos seus filhos, ou seja, você não tem liberdade para escolher ignorá-los ou abandoná-los. Para um anarcocapitalista porém, não existem deveres. Eles encaram os filhos como propriedade privada dos pais, o que significa que, se um pai quiser deixar seu filho morrer de fome, ele tem direito de fazê-lo. É justamente isso que Murray Rothbard defendia, por exemplo.

Se você porém não concorda com essa visão doentia e sociopata, não se identifica com o anarquismo individualista, não quer se ver sequer associado à pessoas com tal pensamento e se considera apenas um liberal à moda clássica, pelo amor de Deus, seja coerente e pare de repetir essa sandice de que imposto é roubo.


Perguntas interessantes